Estamos anunciando hoje o lançamento de mais uma funcionalidade que os nossos clientes vêm pedido: uma decision list dedicada e completa, incluindo uma API só dela e a habilidade de importar listas externas.
Até então, se você quisesse bloquear um endereço ou um e-mail, era preciso criar ou editar uma regra customizada que negava pedidos com aquelas informações. A partir de hoje, vocês verão a nova opção no seu menu de configurações para gerenciar exclusivamente os endereços e e-mails da lista, sem precisar mais mexer em regra nenhuma.
Mas primeiro, o que é uma decision list?
A decision list, antiga nomenclatura de lista negativa, é uma forma de agrupar informações ruins e que devem ser descartados imediatamente. Entende-se que todos os registros contidos na decision list já foram confirmados como sendo ruins, seja por um algoritmo ou por uma pessoa.
Na análise de pedidos, ela é usada para negar qualquer pedido que contenha aqueles dados – por exemplo, um e-mail que já sabemos ser de um fraudador ou um endereço que frequentemente resulta em contestações.
Há três formas de adicionar entradas na lista: uma a uma, importando um CSV, ou automaticamente via API.
Inserção manual pelo Portal
Clique na opção de Configuraçōes e depois em Blacklists:
Você verá esta tela, mostrando as entradas mais recentes nas listas de endereço e de e-mails:
Para adicionar um registro manualmente, clique em Nova entrada e digite o valor que deseja cadastrar na lista:
Pronto! A próxima transação que for analisada já levará em conta este registro.
Notou o campo “data de expiração”?
Se você não quer deixar um registro permanentemente na decision, mas deseja apenas bloqueá-los por algum tempo, então use a data de expiração.
Ao atingir a data limite, o sistema irá remover aquele registro da Blacklist, e novos pedidos que contém aquelas informaçōes serão aprovados.
Importando um CSV
Se você tem uma lista de registros que deseja importar em massa, então esta opção é para você! Clique no botão importar:
E selecione o arquivo que contém os dados:
O arquivo precisa estar no formato CSV e não pode ser maior do que 2MB. Mais informações sobre o formato podem ser encontradas no Portal:
Utilizando a API
A nova API de decision list permite que você automatize o gerenciamento ou importação dos registros.
Com ela, você pode adicionar um novo registro, consultar se um dado está na lista, atualizar a data de expiração daquele registro e também remover a entrada da lista.
Para adicionar um e-mail à decision list basta fazer o seguinte post:
{% highlight bash %}$ curl -u T738D516F09CAB3A2C1EE: -X POST \-H ‘Content-Type: application/json; charset=UTF-8’ \-d ‘{“email_address”:”fulana@exemplo.com.br”,”days_to_expire”:30}’ \https://api.konduto.com/v1/blacklist/email{% endhighlight %}
Você pode encontrar a documentação completa do endpoint de decision list em docs.konduto.com.
Agradecemos sempre as sugestões que os nossos clientes nos enviam! É com esta parceria que vamos melhorando o serviço e oferecendo novas funcionalidades. Continuem mandando!