Blog da KondutoDestaquesFeaturedQuem faz a Konduto

João: o analista de prevenção a fraude que transborda orgulho

Por 10 de junho de 2021 junho 30th, 2021 Nenhum comentário
Quem faz a Konduto: João Ícaro, analista de prevenção a fraude

Hoje o Quem Faz A Konduto está mais colorido, repleto de alegria e, principalmente, de respeito. Para a edição de Junho, trouxe uma pessoa que, assim como eu, traz a bandeira LGBTQIA+ no peito: João Ícaro. 

Nosso Assistente de Prevenção a Fraude tem 30 anos e muita história para contar: formado em radiologia, ele chegou a trabalhar com cinema antes de vir para o setor de análise de risco – área onde encontrou um jeito de fazer o bem às pessoas, protegendo-as das fraudes. 

Mas o que isso tem a ver com a sigla LGBTQIA+? O detalhe é que João é um homem trans. E, sim, aqui na Konduto isso é um detalhe. É mais uma característica que ele tem entre tantas outras que você vai conhecer agora.

Com a palavra, ele: João Ícaro! 

O que te levou a trabalhar com antifraude?

Quando eu voltei para São Paulo/SP, depois de alguns anos morando no litoral, eu estava procurando por empresas que me dessem a oportunidade de trabalhar meio período para que eu pudesse estudar. Aí vi um anúncio de uma companhia do setor de antifraude e me interessei bastante. Depois disso, acabei gostando muito do trabalho e não saí mais da área. 

Como você veio parar na Konduto?

Eu tenho uma conhecida que estava fazendo processo seletivo para cá. Ela não conseguiu entrar, mas me falou muito bem da Konduto. Por conta disso, eu dei uma pesquisada sobre a empresa e acabei curtindo, pois vi que era uma firma nova, que estava crescendo forte e também com bons benefícios. Tudo isso fez eu querer me candidatar. 

Outra coisa que fez a diferença foi que ao preencher uma ficha, ainda no processo de seleção da Konduto, já tinha ali o campo do nome social. Eu fiquei super feliz! Nessa hora, eu tive a certeza que aqui era um lugar que eu podia me sentir bem para trabalhar e ser um bom profissional. Essas coisas são muito importantes para a gente que é trans. 

O que mais gosta no seu trabalho?

Acho que você tem que ver importância em tudo o que você faz. Eu vejo uma importância muito grande na análise da fraude. A parte mais gostosa é quando eu realmente pego uma fraude [João chega a abrir um sorrisão ao dizer isso?]. É um sentimento de que está fazendo um bem às pessoas, porque estou tirando uma dor de cabeça para elas, né? Imagina, se essa fraude passar, a pessoa tem uma série de problemas ali para resolver. É isso o que eu mais gosto, me sinto muito útil. 

Você acha que as suas vivências contribuem para o seu trabalho de alguma forma? 

Acho que sim. Isso de ter um cuidado com cada pedido, com o seu trabalho, com o que você faz. Nessa área tem muito isso e percebo que as minhas vivências agregam nesse sentido. E até mesmo a radiologia soma, porque contribui na forma como eu me organizo para trabalhar. 

Do que você tem orgulho? 

Uma das coisas que eu mais tenho orgulho na vida é da minha trajetória, é de estar fazendo essa transição, de estar nesse processo, sabe? Eu tenho muito orgulho de ser um homem trans. Eu acho que se eu tivesse a oportunidade de escolher isso de novo, eu escolheria, mesmo com todas as dificuldades. Porque isso expandiu a minha mente de uma forma tão forte, que às vezes eu acho que se eu não fosse uma pessoa trans, eu não passaria por esse processo, eu não entenderia as coisas da forma que eu entendo hoje. 

Eu também tenho muito orgulho de ter conseguido colocar isso pra fora, de ter conquistado o meu espaço – tanto dentro da minha família, como no trabalho, quanto em todos os lugares que eu vou. 

Fun Facts do João:

  • Nosso Assistente de Prevenção a Fraude mora em São Paulo/SP, mas gosta mesmo é do litoral. Já morou em Ilhabela e São Sebastião, cidades que adora!
  • Fã de música, João sabe tocar violão e pandeiro. Ele não sabe ainda, mas já está convocado para tocar no happy hour pós-pandemia aqui na Konduto! Já vai montando o repertório aí, João! 
  • O cara manda muito bem na cozinha e disse que gosta de cozinhar de tudo – ou quase, porque doce não é tanto a praia dele. 
  • Entre os pratos que mais fazem sucesso, João destaca que o seu nhoque de batata doce impressiona, até porque ele é roxinho e bem caprichado com um molho vermelho. 
  • A série que ele mais curte não poderia ser outra: Pose (Netflix). “É a minha série favorita porque tem muita representatividade, gosto muito!”. 
  • Já entre os filmes, o que João gosta mesmo é de ação e suspense, especialmente as películas do Quentin Tarantino e do Martin Scorsese.  
  • Como boa parte do time Konduto, ele também ama pets, chegando a ter uma cachorra e três gatos. Vamos aos nomes? Angelina (cachorra), Alasca, Tibet e Indonésia (gatos). A escolha dos nomes dos gatos é porque ele queria que fosse nome de lugar – e escolheu justamente lugares incríveis, não é mesmo? Inclusive, quero ir para todos os gatos, digo, lugares!?

João, pra finalizar, deixe uma frase inspiradora pros nossos leitores!

Tem duas frases que são muito marcantes pra mim:

  • “Resiliência é a capacidade do indivíduo de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. Seja resiliente. Acredite na sua força.”
  • “A liberdade está em ser dono da própria vida.”
Stefs Masotti

Autor Stefs Masotti

Olá, eu sou Stefs! Com formação em Jornalismo e atuação em Publicidade, minha especialidade é colocar confete nos conteúdos que produzo. Trabalho com marketing digital desde os tempos do Orkut.com e sobrevivi a todas as redes sociais que surgiram desde 2009 (rs).

Mais posts de Stefs Masotti

Deixe um comentário