A primeira vez foi inesquecível, mas a segunda foi ainda melhor. Não, não estamos falando de uma série de filmes norte-americanos, mas sim do Fraud Day, evento realizado pela Konduto no último dia 5 de março para especialistas em risco em e-commerces e pagamentos digitais.
Depois do sucesso da primeira edição em 2019, o Fraud Day 2 veio para provar que o mercado de prevenção à fraude precisa – e muito – de um evento como este.
Afinal, desta vez reunimos 350 profissionais da área na Unibes Cultural, na Zona Oeste de São Paulo. O público dobrou em relação ao ano passado e poderia até ter sido maior (infelizmente os ingressos se esgotaram, e mais de 50 pessoas ficaram na lista de espera).
Mas o que fez este Fraud Day especial?
Do início do credenciamento, às 8h30, até o final do happy hour, às 21h, foram mais de 12 horas de muito compartilhamento de conteúdo e networking.
O palco do Fraud Day abordou temas como caçada proativa à ciberameaças, evolução dos meios de pagamento, 3DS2.0, SCA, prevenção em contas e plataformas digitais, estratégias antifraude, golpes mais difíceis de se imaginar, reversão de chargebacks e investigação de fraudes na prática.
Aproveitamos este espaço para agradecer mais uma vez os palestrantes que tanto enriqueceram o Fraud Day 2. Ah, e para quem não foi (ou foi e quer ver de novo), uma boa notícia: todo conteúdo está disponível gratuitamente – clique aqui para baixar!
Já deu para perceber que o evento foi bastante profundo, né? Por isso, também tivemos pausas estratégicas para café da manhã, almoço, café da tarde e happy hour. Aquele momento para os participantes se alimentarem (afinal, saco furado não para em pé, como dizia minha saudosa vovó Elisa) e – é claro – rever velhos amigos, conhecer gente nova da área e fazer negócios.
E quem foi ao Fraud Day?
Um público bastante diversificado. Reunimos analistas, coordenadores, gerentes, especialistas e diretores de risco de empresas dos mais diversos segmentos, além de advogados, jornalistas e outros. Teve gente que veio do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Amazonas e até do Arizona (EUA) apenas para ver o evento em São Paulo, o que nos deixa muito honrados.
Sendo um pouco mais específico, 24% dos que estiveram no Fraud Day atuam em antifraudes ou empresas de cibersegurança, 22% em e-commerces e marketplaces, 19% em fintechs, 16% em meios de pagamento e 10% em bancos. A conta não deu 100 porque, como dissemos, tem mais segmentos envolvidos.
Mas essa galera gostou do evento?
Sim! O feedback positivo que a equipe da Konduto já recebia ao longo do evento se confirmou nas horas e dias seguintes.
Foram mais de 100 menções nas redes sociais, com participantes definindo o Fraud Day com adjetivos como “incrível”, “sensacional” e, o que mais nos deixou felizes de verdade, “necessário”.
Além disso, fizemos uma pesquisa de satisfação em que questionamos o público sobre estrutura, palestras, alimentação, dentre outros pontos do evento, e a nota média foi 9,33.
“O Fraud Day é um evento feito de coração e com muito coração, e é incrível ver que isso fica muito evidente durante o evento. É uma satisfação enorme ver profissionais dos mais variados cargos, das mais variadas empresas, com um sorriso enorme no rosto curtindo o evento do início ao fim. Foram seis meses de muito trabalho de toda a nossa equipe, e estamos extremamente felizes com o evento que entregamos, com o feedback que estamos recebendo”.
Felipe Held, head de marketing da Konduto e apresentador do Fraud Day
Ah, e aproveitamos a oportunidade para agradecer mais uma vez Emailage, Gif International, Allowme, PagBrasil e OLX por patrocinarem o evento e ajudarem a construir um mercado de risco e prevenção à fraude mais unido, colaborativo e fortalecido.
Mais números do Fraud Day 2
- 14 horas de montagem e preparação do evento
- 2 horas de desmontagem
- 30 palmeiras e centenas de arranjos para decoração
- Mais de 800 cliques dos fotógrafos
- (Não sei se deveria divulgar também que no happy hour foram consumidas 28 garrafas de gin, 7 de uísque, 312 long necks de cerveja e mais de 100 latinhas de energético, mas agora já foi).
Vai ter Fraud Day 3?
Pode anotar que sim! O patamar subiu ainda mais depois da edição 2, mas vamos voltar em 2021 para apresentar mais um evento relevante para o mercado de risco (e com ainda mais lugares para ninguém ficar de fora).
Fique de olho no nosso site e redes sociais para saber de novidades. E enquanto o Fraud Day 3 não chega, convidamos vocês a verem mais fotos da edição 2!