O ano novo já começou, mas muita gente ainda está relaxando. E você, também está na tranquilidade? O descanso é merecido, mas não dá pra descuidar da segurança do seu negócio, hein! Afinal, a gente sabe que oportunistas não descansam e estão sempre pensando em novos meios para aplicar golpes e fraudes.
Estar preparado é a melhor maneira de evitar surpresas. E analisar o comportamento do consumidor é uma formas de diminuir o risco de uma transação on-line fraudulenta, como explica a publicação do Projeto Draft, que cita a Konduto.
Comportamento
O comportamento de compra do consumidor é um importante indicador de análise, porque os roubos de dados estão cada vez mais comuns. A mania saiu na imprensa recentemente.
A fraude funciona assim: os oportunistas ficam de olho nas redes sociais de uma grande empresa varejista. Se o consumidor faz uma reclamação nesta rede social, os bandidos usam os dados dele para entrar em contato, por meio de uma conta fake que se passa pela mesma empresa.
O consumidor está esperando um contato da varejista, por isso, ele não percebe que a conta é falsa e informa todos os dados que os bandidos pedem. Entre esses dados estão número de telefone e nome completo.
Os criminosos pedem os dados para, em seguida, enviar um SMS. O objetivo é tentar conseguir o acesso ao Whatsapp da vítima para aplicar golpes nas pessoas que fazem parte dos seus contatos.
Os bandidos conseguem mais dados à medida em que aplicam golpes diferentes. Quanto mais dados, mais ousados eles são, fazendo inclusive compras usando o CPF e o nome de outra pessoa.
Para ter uma ideia da situação da fraude no Brasil, periodicamente a Konduto divulga relatórios e números sobre o mercado de análise de risco no país.
Fraudes: relatórios
Nas próximas semanas a Konduto vai divulgar o Raio-X da Fraude 2021. O relatório completo do Raio-X da Fraude de 2020 foi a quarta edição do relatório mais completo sobre o mercado de análise de risco do país. O conteúdo mostrou que a taxa de tentativas de fraude no comércio eletrônico brasileiro tinha aumentado 14% entre 2018 e 2019. Ou seja, avançou de 2,20% para 2,52%.
Vale consultar também o Censo da Fraude, que é o nosso estudo realizado por regiões do país, divulgado também em 2020. Nesse levantamento, São Paulo continua sendo o maior polo de tentativas de fraudes no país.
Fique por dentro
Para ficar por dentro dos novos números que serão divulgados nas próximas semanas, salve o blog da Konduto no seu navegador para consultar sempre e fique ligado nas nossas postagens. Outra maneira de saber tudo sobre o assunto, é cadastrar o seu e-mail para receber a nossa newsletter.
No nosso blog estão vários conteúdos que podem te ajudar a esclarecer suas dúvidas sobre fraudes. E se você quiser aprender brincando, nós preparamos um Quiz pra te ensinar tudo sobre fraude on-line.