Blog da KondutoDestaquesDicas de e-commerceFeaturedProteja sua lojaVeja também

Autenticação digital: entenda qual a importância

Por 6 de janeiro de 2023 janeiro 16th, 2023 Nenhum comentário
Autenticação digita

Até pouco tempo atrás, pensar em reconhecimento facial e de voz ainda era algo um pouco futurista, coisa de filme de ficção científica. Enfim, chegamos em 2022 e o mundo mudou. Agora, essas e outras tantas formas de autenticação digital são essenciais na realidade em que vivemos. 

A crescente onda de crimes cibernéticos, envolvendo fraudes online, furto de dados e sequestro de contas, reforça a necessidade desse tipo de tecnologia para trazer mais segurança para todos que navegam pela internet. 

Vale lembrar que essas tecnologias não se restringem ao meio online. Você mesmo já deve ter utilizado a autenticação digital de dois fatores, informando senha e realizando a leitura biométrica, ao acessar sua conta no caixa eletrônico do banco, por exemplo. 

Para entender melhor os usos e potencialidades dessas tecnologias, reunimos os principais métodos de autenticação digital e falamos sobre sua importância no contexto que vivemos na atualidade. Quer aprender mais sobre o tema? Continue a leitura e veja o que preparamos! 

 

O que você irá encontrar neste artigo: 

  • O que é autenticação digital? 
  • Saiba a importância da autenticação digital 
  • Quais são os tipos de autenticação digital? 
  • Os principais métodos de autenticação digital utilizados 

 

O que é autenticação digital? 

A autenticação digital é um método de validação de identidade baseada em tecnologias que permitem confirmar que uma pessoa é ela mesma no ambiente digital e, assim, autorizar ou não seu acesso a uma conta. 

Em termos gerais, a autenticação de usuário é uma forma de comprovar a real identidade de uma pessoa sem que ela esteja fisicamente em um lugar. 

Esse tipo de ação é necessária para impedir que cibercriminosos e pessoas mal intencionadas tentam se passar, de forma fraudulenta e ilegal, por cidadãos idôneos para cometer fraudes e outros tipos de crimes digitais. 

 

Qual a importância da autenticação digital 

Buscar formas mais eficazes de autenticação de identidade é de extrema importância para oferecer uma maior segurança antifraude para o usuário e também para a própria empresa. 

A pandemia impulsionou uma série de transformações no modo como realizamos diversas coisas, desde as compras no mercado até a abertura de uma conta no banco. Por esse motivo,, os crimes digitais também ganharam força e hoje representam uma ameaça constante para quem navega pela internet. 

O Raio X da Fraude 2022, nosso relatório anual para análise de risco em fraudes transacionais, mostrou que as tentativas de golpe chegaram à casa dos vinte e cinco milhões. 

Nesse contexto, o investimento em tecnologias de autenticação digital oferece benefícios à medida que evita uma série de problemas relacionados a ações judiciais e prejuízos financeiros com estornos e multas. Além de proporcionar uma experiência de navegação segura aos clientes. 

 

Sistemas de autenticação digital: quais tipos existem? 

Atualmente, existem diversas tecnologias desenvolvidas com foco em oferecer maior segurança para os nossos dados. No entanto, para encontrar o método de autenticação digital mais adequado para determinado fim é preciso antes definir níveis de complexidade e sofisticação. 

Veja a seguir os principais fatores que podem ser analisados no sistema de autenticação e autorização para validar a identidade digital de uma pessoa. 

 

Fator de conhecimento 

Esse método de verificação é baseado em uma informação pré-programada, registrada pelo próprio usuário no momento do cadastro. Assim, somente ele tem conhecimento desse dado.  

Essa informação pode ser uma senha, um nome, um código PIN, etc. E, claro, não deve ser revelada a ninguém. Isso, para que apenas a pessoa autorizada consiga ter o acesso. 

 É um tipo de autenticação bastante comum e simples, mas não garante total segurança, já que, com algum trabalho, é possível descobrir a senha, seja investigando o titular da conta ou por tentativa e erro. 

 

Fator de posse 

O fator de posse exige que o usuário tenha um dispositivo cadastrado, como um smartphone. Assim, somente o portador desse aparelho pode receber o código de validação. 

Um exemplo bastante comum é quando tentamos acessar uma conta através de um novo dispositivo e, para liberar o login, é solicitado um código enviado por SMS ao dispositivo já registrado. 

Apesar de ser mais seguro do que o fator de conhecimento, não é infalível. Golpes baseados em engenharia social já conseguiram burlar esse sistema algumas vezes. 

 

Fator de característica 

Esse tipo de validação se baseia em particularidades físicas do usuário para comprovar a identidade. Leitura da impressão digital, escaneamento facial e reconhecimento de voz são algumas das características observadas para a autenticação. 

O fator de características é considerado um dos melhores, já que não pode ser imitado. Proporcionando, assim, uma autenticação segura. 

 

Os principais métodos de autenticação digital 

Os métodos de autenticação são pensados a partir de diferentes fatores de autenticação combinados em contextos específicos. Alguns deles são mais sofisticados e seguros e outros mais simples e fáceis de burlar. Vamos conhecer os principais a seguir! 

Token 

O método de autenticação por token é, atualmente, o padrão utilizado pelo mercado. Ele é uma espécie de certificado digital que autoriza o acesso a determinados espaços. 

Neste sistema, ao realizar o login na plataforma, o usuário recebe um token que permite o acesso ao site ou aplicativo durante um determinado período de tempo. Quando a sessão expira, é preciso gerar um novo token. 

 

Chave pública e privada 

Esse é um tipo de verificação que utiliza duas chaves para concluir o processo de autenticação: uma chave pública e outra chave privada. 

Enquanto a chave pública é responsável por decodificar, ou seja, realizar a criptografia da mensagem, a chave privada é necessária para acessar a mensagem. Assim, a chave pública pode ser concedida a qualquer pessoa, mas somente o usuário que tiver a chave privada poderá acessar a mensagem. 

 

Geolocalização 

Um recurso bastante utilizado para autenticação digital é a geolocalização do usuário. Através dela, é possível barrar o acesso de um usuário que tenta logar na conta a partir de  uma localidade não registrada no cadastro. 

Mas ele não possibilita apenas o acesso a contas pessoais, esse recurso também permite identificar a origem de determinado documento e possíveis alterações que tenham ocorrido nele. 

 

SMS 

Esse é outro tipo de autenticação muito usual. A verificação por SMS geralmente é feita em duas etapas. Na primeira, o usuário realiza o login na plataforma e, para concluir o processo e liberar o acesso, na segunda etapa ele deve receber um código no celular para concluir o login.  

Esse tipo de autenticação digital é bastante utilizada em sistemas de recuperação de senha. 

Certificado digital 

Esse método de autenticação é bastante preciso, seu objetivo é verificar se os padrões de segurança atendem aos critérios necessários. Os selos de segurança presentes em sites também são uma espécie de certificado digital. 

Esse tipo de autenticação também pode servir como uma identidade digital, quando utilizada individualmente para acessar outros sistemas e plataformas. Além de ser muito eficiente para autenticação de documentos digitais. 

 

Biometria 

A biometria é um dos métodos de autenticação baseados em características físicas do usuário. A leitura da impressão digital ainda é a mais utilizada, já presente em carros, smartphones, caixas eletrônicos e outros. 

No entanto, a tecnologia de reconhecimento facial vem ganhando espaço. É um método mais rápido e muito preciso. Mas, por outro lado, em alguns casos pode ser burlado com uma fotografia da face da pessoa autorizada. 

 

Fuja da fraude! 

Hoje o papo foi sobre autenticação digital, uma etapa de segurança essencial na hora do login. Mas esse não é o único meio de impedir que cibercriminosos causem prejuízos ao seu negócio e clientes, principalmente se o seu site for um e-commerce ou marketplace. 

Outro ponto crítico que merece cuidado redobrado na segurança é a aprovação de pedidos, já que as fraudes transacionais ainda são as mais nocivas e recorrentes. Por isso, nós, que somos especialistas no combate à fraude, estamos sempre a postos para oferecer as melhores e mais tecnológicas soluções antifraude para a sua empresa.  

 

Quer aprender mais sobre segurança digital com o time da Konduto? Veja os conteúdos especiais que selecionamos para você: 

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário