Blog da KondutoDestaquesDicas de e-commerceFeaturedProteja sua lojaVeja também

Pagamento online: melhores plataformas e como prevenir fraude

Por 9 de janeiro de 2023 janeiro 16th, 2023 Nenhum comentário
pagamento online

A aceleração da transformação digital que vivemos nos últimos anos mudou completamente os hábitos de centenas de milhares de pessoas. As compras online, que antes eram esporádicas ou se restringiam a determinados produtos, agora estão a ponto de ultrapassar as compras em lojas físicas. 

Com tantas transações acontecendo na web, a preocupação com a segurança digital e meios de pagamento também cresce. Uma pesquisa da ACI Worldwide mostrou que cerca de 49% dos brasileiros já sofreram fraudes com cartões durante as compras. 

Para quem está à frente de um e-commerce ou marketplace são índices realmente preocupantes. Afinal, as fraudes representam riscos não apenas aos consumidores, mas também aos lojistas. 

Neste cenário, oferecer uma experiência de compra e meio de pagamento seguros e confiáveis aos seus clientes é algo essencial nos dias de hoje.  

Para ajudar você, nós que somos especialistas em combater a fraude, reunimos algumas informações importantes para tornar a sua loja um ambiente online mais seguro para os seus clientes. Saiba tudo sobre os meios de pagamento online e conheça as melhores plataformas do mercado. Confira a seguir! 

 

O que você irá ver neste artigo: 

  • O que é pagamento online? 
  • Quais são os meios de pagamento online? 
  • Formas de pagamento online 
  • Qual o melhor sistema de pagamento online? 

O que é pagamento online? 

No cenário da transformação digital, o pagamento online é o que permite que as transações financeiras sejam realizadas na internet. No entanto, para possibilitar que as transferências aconteçam, é preciso contar com os meios de pagamento online. 

 

Quais são os meios de pagamento online?

Os meios de pagamento online são operados por empresas de tecnologia que viabilizam as transações financeiras que acontecem no ambiente digital. Atualmente, no mercado há três opções mais utilizadas. Confira cada uma delas abaixo. 

 

Adquirentes 

Os adquirentes são mediadores diretamente ligados às bandeiras dos cartões. Eles são responsáveis pela comunicação entre o lojista e o banco nas compras realizadas por cartão de crédito e débito ou PIX. Uma empresa bastante conhecida que realiza essa função é a Cielo. 

Subadquirentes 

Os subadquirentes, por sua vez, são uma extensão dos adquirentes somados ao serviço de antifraude. Realizam praticamente a mesma função, mas não estão conectados diretamente aos bancos e bandeiras dos cartões. Algumas empresas conhecidas que oferecem esse serviço são o Mercado Pago e o PagSeguro. 

Gateway de pagamento 

O Gateway de pagamento é uma solução para trazer mais segurança às transações, seu trabalho é proteger os dados transmitidos durante o pagamento da compra. Para quem opta pelo sistema subadquirente, é comum que o gateway já faça parte da solução. 

 

Formas de pagamento online 

Além dos diferentes sistemas de pagamento utilizados para quitar uma compra, existem ainda diversas formas de pagamento para realizar a transação. Veja as mais utilizadas a seguir! 

 

Boleto 

O boleto bancário é um velho conhecido. Ele é um documento registrado pelo Banco Central que permite o pagamento através de código de barras, linha digitável ou QR Code. 

Cartão 

O cartão de crédito ou débito ainda é a forma de pagamento mais utilizada na internet e permite a possibilidade de parcelamento da compra.  

Pix 

O PIX é uma forma de pagamento instantânea já bastante utilizada em pagamentos online e substitui outros métodos de transferência, como DOC e TED. Algumas lojas já disponibilizam inclusive o PIX parcelado. 

 

Quais requisitos um bom meio de pagamento deve cumprir? 

Você viu que ter meios de pagamento online seguros e eficientes é algo essencial na atualidade. Assim, alguns critérios devem ser observados no momento da escolha para atingir a performance esperada. 

Antifraude 

Um meio de pagamento com antifraude é muito importante para realizar as transações com maior segurança. Essa tecnologia é capaz de filtrar pedidos e alertar sobre possíveis fraudes no seu e-commerce, reduzindo, assim, as chances de chargebacks acontecerem. 

Caso o meio de pagamento não ofereça a solução antifraude integrada, é importante buscar por uma alternativa que permita a integração da ferramenta. 

Checkout simples e rápido 

Como sempre alertamos, o momento do pagamento é o mais crítico durante uma compra online, portanto, deve ser completamente transparente e intuitivo. Dessa forma, o consumidor se sente mais seguro ao concluir a transação.  

Ferramentas de conversão 

As ferramentas de conversão são um plus para impulsionar as vendas. Elas podem notificar o cliente de que há um pagamento pendente, através de um sms, e-mail ou mensagens no WhatsApp, e aumentar as chances de recebimento do pagamento. 

 

Qual o melhor sistema de pagamento online? 

Para responder essa pergunta é preciso analisar o cenário do seu empreendimento e considerar o público-alvo.  

Imagine este exemplo, vamos supor que seus potenciais clientes são adolescentes ou jovens adultos, as chances deles não possuírem cartão de crédito são altas. Portanto, o melhor a fazer neste contexto é buscar por meios que disponibilizam a opção de pagamento por boleto bancário. 

Para ajudar você a encontrar os meios de pagamento mais versáteis para o seu negócio, separamos uma lista com as principais opções disponíveis no mercado. Confira a seguir! 

 

  • 1- PayPal: O PayPal é uma espécie de carteira digital e mediador de pagamentos online, permitindo que o usuário consiga guardar o dinheiro na conta e também cadastrar outros cartões de crédito e débito. As taxas cobradas pelo PayPal variam conforme o prazo de recebimento que você escolher, indo de 3,60% até 4,79%. Quanto mais rápido receber, mais alta será a taxa.
  • 2- PagSeguro: O PagSeguro é uma empresa nacional que se destaca pela variedade de formas de pagamento que oferece. Além disso, o parcelamento em até 18x é mais uma vantagem. No pagamento online é possível realizar transações no crédito, débito, PIX, carteira eletrônica e depósito. No entanto, as taxas variam de 1,99% a 5,59%.
  • 3- Mercado Pago: O Mercado Pago é uma plataforma de pagamento online desenvolvida pelo Mercado Livre. Ela também funciona como uma carteira digital e disponibiliza diversas formas de pagamento, como cartão de crédito e débito, boleto, PIX e também QR Code.No Mercado Pago as taxas variam de acordo com a urgência para sacar o dinheiro, variando de 1,99% a 4,99%.
  • 4- Moip: O Moip também é um intermediário de pagamento online e tem a vantagem de ser pensado para as vendas na internet, possibilitando variadas formas de integração e buscando sempre a máxima segurança, praticidade e rapidez. Essa plataforma também oferece as formas de pagamento cartão de crédito e débito e PIX. 

 

Encontrou tudo que precisava? 

Selecionamos essas informações pois acreditamos que elas são fundamentais para o crescimento saudável do seu negócio, e temos o compromisso com o desenvolvimento de ambientes digitais mais seguros e eficientes. 

Se você precisa de ajuda para buscar um antifraude prático e de fácil integração com os meios de pagamento que você utiliza, entre em contato com nosso time de experts para encontrarmos juntos a melhor solução para o seu negócio digital. 

Quer ver mais sobre meios de pagamento, antifraude e vendas online? Confira estes conteúdos que selecionamos para você: 

 

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário