Blog da KondutoDestaquesDicas de e-commerceFeaturedVeja também

Phygital: o que é e a sua importância para o segmento do varejo

Por 30 de janeiro de 2023 janeiro 31st, 2023 Nenhum comentário
Phygital

Os últimos anos foram de intensas transformações para o setor varejista. Impulsionados pelos avanços tecnológicos e pelas demandas de um período pandêmico, caminhamos em direção a um mundo cada vez mais digitalizado, mas não completamente. 

Assim surgiu o phygital, a união entre o físico e o digital. O conceito propõe o equilíbrio entre os dois mundos, fugindo da polarização que nos conduz para um mundo 100% online e distante da realidade lá fora. 

Após um longo período de confinamento, os consumidores buscam agora por experiências mais completas, que não se restrinjam ao mundo virtual, mas que permitam uma combinação personalizada entre o físico e o digital.  

Quer saber tudo sobre essa tendência que veio para transformar a experiência no varejo? Continue aqui para saber o que é phygital e descubra como este conceito irá impactar o mercado nos próximos anos! 

 

O que você irá encontrar neste artigo: 

  • O que é phygital? 
  • Onde é possível ver a tendência phygital?
  • Como implementar o phygital no varejo? 

O que é phygital? 

Phygital é um conceito que integra o mundo físico e o digital, não é à toa que a palavra é justamente a fusão dos dois. Com a ajuda da tecnologia, conseguimos unir o real com virtual para criar novos e mais completos produtos, serviços e, acima de tudo, experiências. 

Estamos falando aqui sobre uma nova forma de se relacionar com o consumo e as marcas. Através do phygital é possível integrar as ações que acontecem nos diversos canais de contato, seja nas lojas físicas ou virtuais, e, até mesmo, nas redes sociais. 

Apesar de tudo parecer muito novo, muitas tecnologias e possibilidades relacionadas ao phygital já não são uma novidade. Se você já fez uma compra online e decidiu retirar o produto na loja física por ser mais barato ou mais rápido, então sabe do que estamos falando. 

No entanto, o phygital busca aprimorar essa experiência híbrida oferecida através de novas tecnologias, como a inteligência artificial. Para as empresas, o grande desafio será integrar as ações nos diferentes canais para oferecer uma experiência de compra fluida e completa aos consumidores. 

 

Onde é possível ver a tendência phygital? 

A experiência phygital já começou a se difundir e o meio online não é mais um mundo à parte, aliás, ela pode estar mais próxima de você do que imagina. Conheça algumas possibilidades que já vivenciamos! 

  • Realidade aumentada 

A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia que permite a integração do mundo real com o digital, possibilitando que elementos virtuais sobreponham a nossa visão da realidade. 

Um exemplo recente foi a ação da Nike para a venda das camisetas da seleção brasileira durante a Copa do Mundo. Ao comprar uma delas pelo site oficial da marca, o consumidor ganhava o acesso a uma plataforma exclusiva com recursos de realidade aumentada. 

Através dela, ao se fotografar usando a camisa, era possível ver o autógrafo de grandes nomes do futebol e artistas consagrados. Ou seja, uma experiência inovadora e inesquecível. 

  • Inteligência Artificial  

A inteligência artificial vem chegando aos poucos, mas está cada vez mais presente em nossas vidas. Seria impossível listar as inúmeras possibilidades que esta tecnologia permite, mas podemos dizer com toda certeza que ela é essencial para o phygital. 

Aqui na Konduto, por exemplo, a IA é uma parte importante da nossa tecnologia antifraude. Ela permite que nossos sistemas trabalhem de forma muito ágil e eficiente ao cruzar dados e aprender sobre os padrões de compra do consumidor para identificar possíveis fraudes. 

Outro exemplo inovador foi a implementação da tecnologia de reconhecimento facial associada à inteligência artificial para realizar check-in no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Assim, não é necessário apresentar nenhum documento, o próprio sistema se encarrega de capturar a biometria e cruzar com as informações no banco de dados. 

  • Totens de autoatendimento 

Os totens de autoatendimento já podem ser encontrados nas principais redes varejistas, como supermercados e lojas de departamento. Integrados ao sistema do estabelecimento, eles permitem que o próprio consumidor realize as operações dentro do espaço físico da loja. 

Assim, o cliente tem mais autonomia para realizar as ações pretendidas, já que não depende de um colaborador. Ou seja, para o negócio, o investimento acaba proporcionando  economia em recursos humanos. E, para o consumidor, maior agilidade, pois não precisa esperar longas filas para ser atendido por um funcionário. 

  • Pagamentos digitais 

Já falamos, aqui no Blog Konduto, sobre o E-wallet e as possibilidades desta forma de pagamento. Basicamente, ela permite que, através de um aplicativo com seus dados bancários cadastrados, seja possível pagar por compras feitas em lojas físicas ou virtuais apenas usando o celular. 

Para isso, basta que o aparelho disponha de tecnologia de aproximação (NFC). Assim, o consumidor tem mais praticidade e comodidade, já que tem todos os seus cartões em um único dispositivo. Portanto, temos uma experiência de compra cómoda e segura, ou seja, tudo o que as pessoas procuram. 

 

Como implementar o phygital no varejo? 

Certo, trouxemos acima alguns exemplos relevantes de grandes empresas que apostaram no phygital para oferecer uma experiência cada vez melhor aos seus clientes. Mas você deve estar se perguntando: como trazer esse conceito para o meu negócio? É sobre isso que iremos falar agora! 

 

  • Saiba o que seu público quer 

Sem eles, nada disso seria possível. Mais do que nunca, o consumidor deve estar no centro de qualquer estratégia implementada no seu negócio. Portanto, entender quem ele é e o que precisa, é fundamental para acertar. 

Essa é a única maneira de saber, por exemplo, se o seu cliente prefere finalizar a compra sozinho em um totem de autoatendimento ou se o contato humano lhe agrada mais. Isso permite que você direcione as estratégias de forma mais precisa. 

  • Entenda os canais e aposte no omnichannel 

Não basta oferecer todas as possibilidades sem entregar qualidade, é preciso que as estratégias atuem em sintonia. Nesse sentido, apostar no omnichannel é a melhor saída para oferecer uma experiência de compra phygital completa e integrada, sem pontas soltas. 

Assim o cliente decide como prefere comprar, seja na loja virtual ou física. Ou, ainda, porque não comprar na loja física e receber em casa e vice-versa?   

  • Ofereça experiências únicas 

A experiência de compra não se restringe aos canais de atendimento, ela deve ser pensada desde a concepção do produto até a entrega final nas mãos do cliente.  

Esse caminho deve atender às preferências de seu público e gerar identificação, construindo uma relação não apenas de valor material, mas de afeto com o consumidor. 

 

Pronto para era phygital? 

Você provavelmente já conhecia muitos dos recursos associados ao phygital, mas talvez ainda não tenha pensado nisso por este ponto de vista. Fato é que a tendência veio para ficar e cada vez mais iremos ver o mundo físico se integrando ao digital. 

Entre muitas facilidades, o phygital propõe uma nova maneira de se relacionar com a tecnologia, o mundo virtual e o consumo. Mas somente o tempo vai dizer se escolhemos o caminho certo.  

Nós, aqui na Konduto, continuamos no rastro da inovação para propor sempre as melhores soluções e impactar positivamente, tanto no físico quanto no digital.  

Quer conhecer outras novidades tecnológicas que prometem revolucionar o mercado? Confira os conteúdos que selecionamos para você: 

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário