Blog da KondutoDestaquesDicas de e-commerceFeaturedProteja sua lojaVeja também

Quick commerce: saiba sobre essa inovação de mercado

Por 21 de março de 2023 abril 3rd, 2023 Nenhum comentário
Tela roxa com a frase do título escrita

O avanço das tecnologias nos proporciona uma série de possibilidades e provoca impactos decisivos no modo como vivemos, nos relacionamos e, claro, compramos. O Quick commerce é uma resposta do mercado ao novo perfil de consumidor que surge no pós-pandemia. 

Ainda estávamos falando do consumidor 4.0 quando avistamos a chegada do consumidor 5.0. Esse novo perfil de consumo é extremamente conectado com as novas tecnologias e pautado pelo imediatismo nos processos de compra, além de estar sempre em busca de experiências satisfatórias e positivas. 

Para atender a nova demanda, o mercado precisou se adaptar e buscar soluções inteligentes para agilizar os processos sem causar impactos negativos à experiência do comprador. Entre tecnologias ágeis para aprovação de pedidos e sistemas logísticos mais eficientes, surgiu este novo conceito chamado Quick commerce. 

Ficou curioso e já quer levar essa inovação de mercado para o seu negócio? Então, descubra agora o que é, como funciona, seus benefícios e, de bônus, um passo a passo para implementar o Quick commerce. Confira! 

Quick commerce: o que é

Quick commerce ou Q commerce, como também é conhecido, é uma modalidade de varejo online caracterizada por entregas praticamente instantâneas. Isso não significa que o entregador irá bater na sua porta logo após a finalização do pedido, mas em menos de um dia você já poderá ter o item adquirido em mãos. 

O tempo de entrega sempre foi uma das principais dores do consumidor online. Mas o fenômeno se intensificou com os novos hábitos de consumo derivados da pandemia, principalmente influenciados pela experiência de delivery. 

Assim, o consumidor 5.0 que compra no e-commerce busca agora ter entregas rápidas como no delivery. No entanto, diferentemente de um e-commerce, o foco do delivery são demandas urgentes do consumidor, como a entrega de medicamentos ou comida. E, apesar da entrega ser extremamente rápida, não são cobradas taxas adicionais. 

Isso reflete a mudança de comportamento do consumidor, que está cada vez mais guiado pelo senso de urgência e imediatismo. Por isso, independentemente do nicho de atuação da sua empresa, estar atento às tendências inovadoras do mercado é fundamental para se destacar da concorrência. 

Mas, diante de tantos desafios, como oferecer entregas mais rápidas sem cobrar a mais pelo serviço? É justamente sobre isso que vamos falar a seguir. Acompanhe! 

4 passos para implementar o Quick commerce

Sabemos que para determinados nichos e produtos oferecer entregas em 1 dia útil pode ser impossível, mas nada impede que você aprimore os processos da sua empresa para oferecer entregas cada vez mais ágeis e assim fidelizar mais clientes. Para começar, há algumas maneiras de fazer isso, confira as etapas pontuadas a seguir!

  1. Esteja online – Antes de mais nada, o consumidor precisa saber que você existe. Por isso, invista na sua presença digital, tenha um e-commerce seguro, atrativo e fácil de navegar. Esse será o principal canal de contato com o seu cliente, seja para realizar compras, tirar dúvidas ou mesmo fazer reclamações.
  2. Organize seu estoque – Mesmo em momentos de alta volatilidade, é preciso saber exatamente o que tem e o que não tem no seu estoque. Desta forma, manter tudo bem organizado é fundamental para facilitar esse controle.  Para isso, existem alguns softwares de gestão de estoque que podem ajudar bastante, o que também irá facilitar muito o trabalho lá na frente, na etapa de expedição das mercadorias. 
  3. Invista em infraestrutura tecnológica – A primeira vista, ter uma boa infraestrutura logística parece o único impedimento no caminho para adotar o modelo Quick commerce. Mas, antes disso, garantir agilidade no momento da aprovação dos pedidos sem abrir mão da segurança, é fundamental. A tecnologia antifraude da Konduto realiza análises em segundos, ou melhor, em milésimos. Mesmo em dias de alta demanda, o sistema consegue entregar análises precisas em pouquíssimo tempo. Assim, os pedidos confirmados caem na hora e o processo de triagem e envio dos produtos pode começar mais rápido.
  4. Escolha um modelo de entrega – Esse é um ponto chave para um negócio Quick Commerce. Para definir como será feita a entrega, é preciso decidir entre os modelos possíveis. Há basicamente 3 maneiras de fazer isso!
  • Você faz a entrega: esse modelo requer mais empenho, pois será necessário contratar funcionários e adquirir sua própria frota de veículos. 
  • Contratar uma transportadora: ao terceirizar esse serviço através de uma boa transportadora, é possível ter um sistema de entregas eficiente e sem altos custos. 
  • Utilizar apps de entrega: aqui a economia é muito maior, mas pode ser que você perca em qualidade. 

Benefícios do Quick Commerce 

Ao adotar uma inovação de mercado, o seu negócio automaticamente abre vantagem em relação às outras empresas do seu segmento, mas esse não é o único benefício. Confira! 

Aumento da taxa de conversão  

Apresentar uma nova alternativa de compra, mais cômoda e conveniente para o comprador, pode atrair muitos novos clientes para sua loja e, consequentemente, mais vendas. 

Fidelizar mais clientes

Ao atender uma demanda crucial para o consumidor, como é a necessidade de entregas mais rápidas, as chances da fidelização de clientes aumentar são muito altas.

Maior rotatividade no estoque

Mercadoria estagnada no estoque é igual a dinheiro parado, se desvaloriza. Por isso, uma grande vantagem do Quick commerce é justamente a maior rotatividade do estoque. 

Competitividade no mercado 

Ao entregar maiores benefícios ao consumidor, é possível competir com grandes concorrentes que não oferecem os mesmos serviços e fortalecer sua empresa no mercado. 

Cases em Quick commerce 

Apesar de ser um modelo de negócio recente, já existem algumas empresas, inclusive atuantes no Brasil, que apostam no Quick commerce. Saiba quais são elas! 

Delivery Hero: é tido como o pioneiro mundial do Quick commerce. É um aplicativo de delivery europeu conhecido por suas entregas ágeis. 

Rappi: atua em parceria com diversas redes de supermercados e oferece uma modalidade de entrega em até 45 minutos. 

IFood: em muitas cidades o IFood já oferece a modalidade Quick commerce, permitindo o envio de mercadoria com muita agilidade e eficiência. 

Mercado Livre: uma das últimas apostas do grupo foi o investimentos  em grandes centros de distribuição localizados em cidades estratégicas para reduzir o prazo de entrega, que passou de 10 a 3 dias para 1 dia. 

Pronto para inovar? 

Inovação requer coragem e as ferramentas certas para realizar o trabalho. Aqui na Konduto, nos dedicamos diariamente para desenvolver tecnologias que facilitem os processos de compra e venda com muita segurança e agilidade. 

Exemplo disso é o Konduto Completo, um antifraude pensado para as necessidades do e-commerce que busca vender mais sem se preocupar com fraudes. 

Quer ver mais dicas e novidades inovadoras? Confira os conteúdos que selecionamos para você: 

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário