Blog da KondutoDestaquesDicas de e-commerceFeaturedProteja sua lojaVeja também

Reconhecimento Facial: como funciona e relação com a biometria

Por 28 de março de 2023 abril 3rd, 2023 Nenhum comentário
Tela com fundo verde e o título do texto Reconhecimento facial: como funciona e relação com a biometria

A tecnologia avança a passos largos e o método de reconhecimento facial se difunde cada vez mais. O tema ganhou destaque nacional durante o último carnaval brasileiro, quando 77 pessoas foragidas foram presas em Salvador ao serem identificadas por câmeras conectadas a um sistema de biometria facial. 

Esse é apenas um exemplo das inúmeras potencialidades dessa tecnologia, que alia inteligência artificial à softwares avançados, para facilitar diversas atividades cotidianas e trazer muito mais segurança para as nossas vidas. 

Nós, que somos apaixonados por tecnologias inovadoras aqui na konduto, já fomos descobrir como esse recurso funciona. Quer entender como o reconhecimento facial trabalha, quais os seus usos e benefícios? É sobre isso que iremos falar neste artigo, confira!

O que é a biometria facial?

Antes de mais nada, é preciso entender que o reconhecimento facial é um tipo de biometria. 

Isso quer dizer que essa tecnologia utiliza características únicas do corpo humano para identificar ou verificar a identidade de uma pessoa. Essas características podem incluir impressões digitais, reconhecimento facial, reconhecimento de voz, íris ou retina dos olhos e até mesmo padrões de caminhada, digitação e assinatura. 

No blog Konduto, você encontra um artigo inteirinho dedicado à biometria, em que você pode conhecer alguns exemplos para entender o que é, como ela funciona e quais tipos existem. Mas, aqui, iremos falar especialmente sobre a biometria baseada em reconhecimento facial.

De modo geral, as análises biométricas são frequentemente usadas em sistemas de segurança e controle de acesso, como desbloqueio de smartphones, acesso a prédios ou locais restritos, e até mesmo em sistemas bancários para autenticação de transações financeiras. 

A biometria facial, em específico, tem se mostrado muito útil em diversos contextos. O caso das prisões feitas no carnaval de Salvador, por exemplo, nos mostra o quanto o sistema pode ser eficiente para identificar foragidos da polícia. A tecnologia já é vista também em alguns aeroportos brasileiros, que utilizam o reconhecimento facial no sistema de check-in, agilizando processos e eliminando papéis e documentos.

Como funciona o reconhecimento facial

Certo, como já comentamos, a biometria se baseia em características únicas do corpo humano, sendo a face uma delas. O processo de captura e análise dessas imagens passa por algumas etapas para que seja concluído, o que geralmente não demora mais do que alguns segundos.

  • Detecção

A detecção de rostos permite que o software encontre e identifique rostos em uma imagem, mesmo quando há vários rostos humanos presentes, como em uma multidão. Além disso, o reconhecimento facial é capaz de detectar informações faciais tanto de frente quanto de perfil. 

A tecnologia conhecida como visão computacional automatiza a classificação dos dados da imagem. Isso quer dizer que ela consegue identificar se a imagem é apenas uma foto, um vídeo ou mesmo a visualização de várias câmeras.

  • Análise

Usando técnicas de mapeamento e leitura da geometria facial e expressões faciais, a tecnologia identifica os principais pontos de referência do rosto para diferenciá-lo de outros objetos na imagem. Esses pontos consideram distâncias entre os olhos, testa e queixo, nariz e boca, profundidade das cavidades oculares, formato das maçãs do rosto, contornos dos lábios, orelhas e queixo. 

O próximo passo é transformar esses dados em uma sequência de números ou pontos, processo chamado de impressão facial. Cada pessoa tem uma impressão facial única, assim como a impressão digital, que é usada para identificar e diferenciar indivíduos em diferentes contextos. Essas informações também podem ser usadas no sentido inverso, para reconstruir digitalmente o rosto de alguém com base em sua impressão facial.

  • Identificação

Nessa etapa, a inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina entram em ação para cruzar as informações coletadas com os bancos de dados conectados. Assim, ele consegue identificar uma pessoa comparando rostos em duas ou mais imagens e avaliando a probabilidade de uma correspondência de rosto detectado com as informações registradas no banco de dados. 

A INTERPOL (Organização Internacional de Polícia Criminal), por exemplo, possui bancos de dados com milhões de informações, como nomes e impressões digitais, propriedade roubada, passaportes, veículos e armas. Agentes de segurança do mundo todo podem acessá-lo para realizar investigações e identificar foragidos.

Onde os sistemas de reconhecimento facial são usados

Já citamos alguns casos do uso dessa tecnologia, mas, para que se possa entender melhor, vamos trazer mais alguns exemplos. Veja como o reconhecimento facial pode ser utilizado em diversos contextos com o objetivo de trazer mais segurança às pessoas e seus dados.

Desbloquear telefones

Talvez, esse seja o uso mais popular do método de biometria facial. Nesse contexto, a Apple se tornou pioneira ao popularizar o uso desta tecnologia em seus aparelhos. Hoje, praticamente qualquer telefone possui o recurso. 

Aliás, antes mesmo do recurso ser utilizado para desbloquear o aparelho, a Apple já usava a tecnologia na sua galeria de fotos. Nela os usuários podem nomear determinados rostos de pessoas que aparecem com frequência em suas fotos e a ferramenta automaticamente organiza em pastas as imagens em que estes rostos aparecem.

Controle de acessos

Outro uso que vem se popularizando é a utilização do reconhecimento facial para controle de acessos, seja na portaria de um prédio ou mesmo em um aeroporto. No Brasil, a tecnologia já é utilizada nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dummond, no Rio de Janeiro.  

Assim, os passageiros podem embarcar sem apresentar documentos de identificação ou cartões de embarque, sendo necessário apenas que o passageiro realize um cadastro prévio no site da companhia aérea, o que permite que o sistema de reconhecimento facial o identifique e o autorize a embarcar.  

A tecnologia torna o processo de embarque mais rápido e conveniente, eliminando a necessidade de lidar com documentos físicos e reduzindo o tempo de espera nas filas.

Segurança

Alguns sistemas e forças de segurança já utilizam a biometria facial há algum tempo, como citado a INTERPOL. Mas recentemente seu uso vem se expandindo, como foi possível ver no caso inédito ocorrido em Salvador, onde 70 pessoas foram presas. 

Espera-se que, com o tempo, policiais civis possam ter a tecnologia à sua disposição durante as abordagens para averiguar a veracidade das informações cedidas pela pessoa abordada, ajudando a verificar sua idoneidade e possíveis antecedentes ou mesmo pedidos de prisão.

Combate a fraudes

A biometria digital já é popularmente utilizada no sistema financeiro, caixas eletrônicos de diversos bancos possuem o recurso. Agora, o reconhecimento facial aparece como uma alternativa. Seu uso se intensificou com os recursos internet banking, em que é possível realizar transações financeiras através de qualquer smartphone. 

Assim, a tecnologia garante que as transações sejam realizadas com maior segurança, dispensando o uso de senhas alfanuméricas, que podem ser facilmente esquecidas, descobertas e burladas. Com o reconhecimento facial esse problema não acontece, isso porque a chave para o acesso não pode ser perdida, esquecida ou roubada.

Controle de presença em instituições de ensino e empresas

Outro uso eficiente da tecnologia de reconhecimento facial é para o registro de presença, o famoso ponto eletrônico.  

O método já é utilizado também pelo DETRAN para o registro de frequência de pessoas em processo de obtenção da CNH. A aferição é feita em todas as aulas teóricas e práticas, garantindo a idoneidade da pessoa que está acompanhando o curso.

Segurança em primeiro lugar

O reconhecimento facial é uma tecnologia inovadora que traz uma série de benefícios para a nossa segurança e conveniência em diversas situações, desde transações financeiras até viagens. Ao permitir que nossos rostos sejam usados como uma forma de identificação, o risco de fraudes e falsificações é reduzido significativamente.  

Com a biometria facial, as pessoas podem ter mais confiança e tranquilidade em suas atividades cotidianas, sabendo que estão protegidas por uma tecnologia de ponta que está sempre aprimorando a segurança.

A tecnologia antifraude da Konduto também é uma solução pensada para oferecer mais praticidade e segurança. Com recursos avançados de inteligência artificial e análise de dados em tempo real, é possível identificar e prevenir atividades suspeitas, como contra fraudes e crimes virtuais, garantindo que as transações sejam legítimas e seguras. 

Além disso, a tecnologia antifraude da Konduto é constantemente atualizada para se adaptar às mais recentes ameaças e desafios de segurança. 

Quer conhecer outras tecnologias que vieram para transformar o nosso dia a dia, confira os conteúdos do Blog Konduto que selecionamos para você:  

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário