Blog da KondutoDicas de e-commerce

Você sabe como criar um chatbot no e-commerce? Aprenda aqui!

Por 14 de agosto de 2018 setembro 27th, 2018 Nenhum comentário

Como criar um chatbot com a ajuda da IA? Quando falamos em inteligência artificial, talvez você se defronte com memórias afetivas, como o desenho animado Os Jetsons ou o longa-metragem AI, de Steven Spielberg. Produções mais recentes também podem ser rememoradas, como o filme Ela, de Spike Jonze.

Os robôs com forma humanoide que desempenham qualquer atividade humana ainda estão distantes da realidade. No entanto, a inteligência artificial já pode ser incorporada por meio de supercomputadores capazes de processar uma enxurrada de informações.

Em perspectiva organizacional, essas novidades prometem, inclusive, transformar a comunicação nas empresas. Uma das soluções mais impactantes trazidas pela IA depende justamente desse processamento rápido e eficiente: estamos falando dos chatbots.

Essa ferramenta pode potencializar seus resultados, mudando a maneira como a empresa interage com seu consumidor. Assim sendo, saber de que forma ela pode transformar seu negócio e como é possível criar um chatbot se torna fundamental!

Por isso, neste post, reunimos todas as orientações essenciais. Acompanhe!

O que são chatbots?

Os chatbots são softwares capazes de interagir com pessoas por meio de apps de mensagem. A inteligência artificial vem sendo adotada em todo segmento comercial, mas agrega ainda mais vantagens quando é incorporada às lojas virtuais.

Mas não se engane pensando que criar um chatbot é um processo longo e complexo, feito apenas por programadores especializados. Se seu e-commerce tem um bom time de TI ou se você construiu objetivos claros para a aplicação da tecnologia, fica mais fácil adotá-la. A própria equipe ou você mesmo pode dar conta do processo!

Aplicados os chatbots, seu e-commerce torna o atendimento mais dinâmico. O recurso é capaz de realizar o reconhecimento de nomes e de números de documentos e de avaliar a escolha de palavras do consumidor para determinar seu estado emocional. A resposta do software, claro, é adequada ao comportamento do cliente.

Quando o chatbot é ligado ao banco de dados que a empresa mantém, ele seleciona as informações armazenadas e conecta-as com a solicitação do usuário. O chatbot pode explorar os hábitos de consumo, a frequência de compras e o perfil cadastrado de cada cliente.

A vantagem é que o software pode encaminhar soluções aos atendentes e, até mesmo, solucionar alguns problemas por conta própria, facilitando o trabalho da equipe de atendimento do site.

Como chatbots mudam a relação com o cliente?

Não é à toa que cada vez mais gestores de e-commerce se perguntam como criar um chatbot. Abaixo, listamos as principais vantagens que ele traz para sua loja virtual, mostrando por que você deve apostar nessa novidade.

Otimização do atendimento

Esperar para ser atendido é sempre desagradável, mesmo pelo sistema de chat do e-commerce. Contudo, contratar um time para gerenciar os atendimentos é dispendioso, especialmente quando o volume de contatos de clientes é grande.

Usando o chatbot, sua empresa pode responder a diversos internautas ao mesmo tempo. O software pode, ele próprio, resolver alguns problemas — e direcionar o cliente para um atendente só quando o caso pedir intervenção humana.

Atendimento personalizado

A grande vantagem em saber como criar um chatbot é contar com um widget capaz de processar altos volumes de dados. Quando o cliente entra em contato, o programa faz buscas em microssegundos, filtrando produtos e preços e emitindo respostas.

Adaptação das plataformas

Criando um chatbot, o cliente não precisa migrar do celular para o computador para ter a melhor experiência de compras. O programa pode orientar o consumidor no processo, desde a pesquisa por produtos até a entrega do pedido — ajudando até no pagamento e no rastreio. O e-commerce fica mais acessível, mesmo para o consumidor que está em plataformas móveis.

Crescimento das vendas

O aumento das vendas é outra consequência da adoção do robô. Com atendimentos ágeis e personalizáveis, os clientes se sentem motivados a comprar mais e são fidelizados — o que é o segredo para o sucesso de uma marca.

Redução de custos

À medida que se reduz custos com equipe de SAC, telefonia, manutenção de canais, entre outros, o investimento em chatbots se compensa sem dificuldade.

Como criar um chatbot?

Defina um propósito

Imagine o bot como um novo funcionário da empresa — ele precisa de um treinamento, de uma orientação acerca de qual é sua função. Para isso, as atividades devem ser bem descritas. O primeiro passo do planejamento é definir quais problemas o chatbot vai resolver e quais oportunidades de negócios ele atenderá.

Trace um objetivo

Com o propósito definido, é hora de pensar no objetivo do bot. Ele será um atendente pronto para solucionar dúvidas de clientes? Ou desempenhará a função de um vendedor? Fique atento quanto a isso.

Reconheça o público-alvo

O robô será utilizado pelo seu cliente — por isso, o gestor deve conhecer o perfil desse público. Compreenda a demografia, a linguagem ideal e a orientação geográfica do potencial usuário que acessará seu chatbot.

Defina a estratégia de conteúdo

Qual o tom da conversa do chatbot com o consumidor? A linguagem pode ser formal ou informal, pode haver envio de mídias, links etc. Prefira ser prático para passar sua mensagem e conquistar o cliente.

Preocupe-se com a experiência do usuário

A chamada UX (user experience ou experiência do usuário em português) é um dos maiores segredos do chatbot. A navegação é um fator determinante para o sucesso do projeto, afinal, sem uma experiência de qualidade, o cliente não permanece conectado ao seu website. Pense bem em como o chatbot pode fazer a diferença na navegação do consumidor.

Opte pelo envio de mensagens

Mensagens automáticas podem ser emitidas pelo bot ao usuário, segmentando o público para obter o melhor resultado em estratégias. Para não estressar a base de consumidores, a dica é organizar essas mensagens e definir uma frequência de envio que esteja de acordo com os anseios do cliente.

Dê um nome ao bot

Dando um nome ao bot, o recurso é humanizado e a audiência pode se familiarizar mais facilmente com ele. Isso traz proximidade, ligando o cliente afetivamente à marca.

Atente-se às metas

Enquanto o objetivo é maior, diretamente ligado a onde a marca imagina estar em alguns anos, as metas são cumpridas diariamente para que a empresa chegue ao sucesso almejado.

Se você pensa sobre como criar um chatbot, saiba que definir metas é muito importante, mas acompanhá-las de perto é essencial. Mensure os resultados e meça o volume de envios de mensagens, os usuários conectados à base, o horário de pico na audiência e até as taxas de abandono da conversação.

Escolha a tecnologia

Com todas as etapas anteriores concluídas, é hora de saber quais são os requisitos necessários para escolher a tecnologia de seu bot. Verifique todas as premissas de segurança em seu banco de dados e decida como se dará a implementação.

Abrir espaço para a tecnologia na empresa é um grande passo para aderir às novas tendências de relacionamento com seu público-alvo. Esse é o momento certo de apostar nessa solução! Se você se pergunta como criar um chatbot, deve saber também o que os bots podem fazer pelo seu e-commerce. Boa leitura!

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário