Conforme aumenta o número de usuários da internet, aumenta também o número de fraudes e golpes virtuais, e, consequentemente, a demanda por profissionais especializados em antifraude.
Mas, o que faz um profissional que atua nessa área exatamente? E ainda, quais são as oportunidades de carreira dentro desse segmento?
Se você se interessou pela área ou ficou curioso para saber mais, continue lendo esse artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o universo das oportunidades do antifraude.
Principais carreiras no antifraude
Uma das carreiras mais conhecidas dentro do antifraude é, sem dúvidas a de analista de riscos, um profissional que atua indicando se a compra realizada em uma loja virtual deve ser aprovada ou não pelo lojista, revisando manualmente dados e informações relacionadas ao possível cliente.
Vale destacar que essa profissão possui níveis de senioridade, normalmente inicia-se pelo cargo de analista de riscos júnior que ao longo do tempo pode se tornar pleno ou sênior por exemplo.
Outras opções de carreiras pertencentes ao segmento do antifraude são:
- Área de desenvolvimento de software: responsável por criar e manter sistemas e algoritmos para detectar e prevenir fraudes.
- Área de consultoria de segurança cibernética: esse profissional atua para diferentes empresas avaliando riscos, problemas e soluções de cibersegurança.
- Área de TI: tem por função implementar sistemas e processos destinados a manter as informações eletrônicas privadas e seguras, tanto em âmbito virtual quanto em âmbito físico.
- Área de prevenção a fraude: responsável pelas estratégias de prevenção e combate a fraudes em uma organização.
- Área de vendas: responsável pela venda das soluções antifraude.
Agora que você já sabe que existem muitas oportunidades nessa área, que tal descobrir os requisitos para atuar nela?
Requisitos para atuar na prevenção à fraude
A atuação na prevenção à fraude não requer uma formação superior em uma área específica, uma prova disso são os colaboradores que possuem um background diversificado, ou seja, têm formações variadas.
Mas, se você quer ingressar nesse universo, saiba que existem alguns requisitos além de ser um apaixonado pela ideia de proteger o público de fraudes.
São eles: possuir um perfil comunicativo, ter a capacidade de trabalhar em equipe, gostar de analisar dados e sobretudo ter curiosidade de aprender cada vez mais, pois é uma área de constante inovação.
Além disso, investir em cursos e certificações relacionados à cibersegurança, análise de dados e prevenção de fraudes ou até mesmo uma pós-graduação em gerenciamento de riscos e fraude pode ser um diferencial competitivo.
Outra dica é ficar ligado nos conteúdos do Blog Konduto, afinal somos especialistas quando o assunto é segurança e prevenção de fraude.