Blog da KondutoDestaquesFeaturedKonduto BlogProteja sua lojaVeja também

Chargeback: como uma solução antifraude pode ajudar a sua empresa?

Por 11 de abril de 2022 agosto 2nd, 2022 Nenhum comentário

Você resolveu abrir um e-commerce, pois achou que iria evitar dores de cabeça com todas as funções que envolvem um espaço físico? Mas no final, acabou descobrindo que a internet envolve outros riscos, como os chargebacks? 

Se a resposta é sim, este conteúdo é para você! Separamos algumas dicas que podem ajudar a evitar situações como esta em sua loja virtual. 

Chargeback: o que é? 

Para início de conversa, é preciso entender o que é chargeback. E para isso, a gente ajuda você! 

Para simplificar, chargeback é o estorno de uma compra pelo cartão de crédito. Trata-se de um sistema de segurança que garante ao consumidor a devolução de seus valores caso a compra esteja em desacordo comercial, ou seja, quando não atende aos critérios especificados durante a venda. Outra situação, é quando a compra é realizada por terceiros ou sem o consentimento do titular, o que normalmente acontece com cartões de crédito clonados.  

No entanto, há pessoas que usam o recurso com má fé. Dessa forma, os fraudadores abusam da lei que assegura os direitos do consumidor para aplicar golpes em e-commerces. E isso é mais comum do que você imagina! 

O grande problema do chargeback é que o responsável por arcar com o prejuízo é o lojista. Por isso, hoje vamos ajudar você a descobrir como evitar esse tipo de fraude usando soluções tecnológicas e qualificadas para o seu negócio. Vamos lá? 

Como evitar problemas de chargeback em seu negócio? 

Imagine que você acabou de abrir uma loja no centro da cidade, há um amplo estoque de produtos, muitos funcionários e uma série de responsabilidades para gerenciar. Investir em mecanismos que façam com que todas essas coisas funcionem da melhor forma é uma necessidade, não é mesmo?! 

Um e-commerce não é muito diferente. Em ambos os lugares haverá pessoas mal-intencionadas e problemas inesperados que podem afetar o andamento das operações e impactar os resultados do seu negócio. Por isso é importante contar com soluções antifraude na sua loja online, só assim é possível evitar os chargebacks. 

Os fraudadores estão sempre em busca de brechas nos sistemas dos e-commerces e por isso é preciso estar atento. Para se prevenir e estar sempre ligado, você também pode encontrar mais informações aqui no blog da Konduto. Aproveite para conferir o texto Os chargebacks aumentaram? Aprenda 5 dicas emergenciais para se proteger de fraudes. 

O que acontece quando um antifraude eficiente entra em cena? 

Uma boa solução antifraude monitora constantemente todas as transações que acontecem na sua plataforma. Mais do que isso, ela conhece o comportamento de compra do seu público e está por dentro de cada etapa do processo para garantir a máxima eficiência nas aprovações. 

O monitoramento desse processo é parte fundamental do sistema do seu e-commerce, pois é a única forma de identificar possíveis golpes. Só assim o antifraude consegue reconhecer os pedidos que fogem do padrão, para analisá-los mais a fundo.  

Isso é essencial, inclusive, para não barrar bons compradores que por algum motivo não tiveram sua compra aprovada em primeira instância. Dessa forma, você consegue manter as taxas de aprovações em alta, sem perder dinheiro com chargebacks. 

Além disso, ele também ajuda a fazer análises de riscos. Você consegue identificar quais produtos são mais interessantes para os golpistas e, portanto, devem ser acompanhados de perto. 

 

Esses são alguns critérios que você deve observar ao procurar por uma solução antifraude para o seu e-commerce.  

A Konduto é expert em identificar fraudes em lojas online e está à disposição para fazer uma avaliação gratuita e ajudar você a impulsionar os resultados do seu negócio. Entre em contato agora mesmo! 

Marcos Siqueira

Autor Marcos Siqueira

Mais posts de Marcos Siqueira

Deixe um comentário