Blog da KondutoDestaquesDicas de e-commerceFeaturedProteja sua lojaVeja também

Spywares: o que é, como é feita e como se proteger

Por 6 de março de 2023 março 7th, 2023 Nenhum comentário
Spywares

Spyware é uma espécie de programa espião capaz de monitorar diversas ações realizadas através de dispositivos móveis ou mesmo em computadores. Quando esse sistema é instalado na máquina, ele consegue registrar informações confidenciais, como dados pessoais, senhas e dados de cartões de crédito. 

Um dos grandes perigos dos Spywares é que, na maioria das vezes, não percebemos quando o programa está ativo. Assim, ele roda em segundo plano, capturando as informações que passam pelo dispositivo. Por isso, o Spyware é frequentemente usado em golpes. 

Sabendo desse problema, criamos este artigo para alertar sobre os perigos deste malware e o que fazer para evitá-lo. Aprenda com quem é especialista no combate à fraude! 

 

O que você irá ver neste conteúdo: 

  • O que é um Spyware; 
  • Tipos de Spyware; 
  • O que fazer para evitar os Spywares. 

 

O que é um Spyware: 3 exemplos 

Spyware é uma palavra da língua inglesa que, em tradução livre para o português, significa programa espião. 

Em determinados contextos, os Spywares são considerados um tipo malware, ou seja, um software projetado para causar danos intencionais, seja ao dispositivo ou ao usuário. Apesar disso, em outros cenários ele também é utilizado em testes de experiência do usuário, de forma consentida, para captar informações de usabilidade. 

Com o passar dos anos e o desenvolvimento de novas tecnologias, surgiram vários tipos de Spywares, cada um focado em interceptar um determinado tipo de informação. Conheça a seguir os principais: 

 

Keyloggers 

Esse método atua através do registro de toques no teclado. Essas informações podem ser enviadas para os criminosos em tempo real ou entre intervalos periódicos, como uma vez ao dia, por exemplo. Assim, é possível interceptar qualquer informação digitada, desde históricos de pesquisa, até e-mails e senhas. 

Banker Trojans 

Como o nome já diz, os bancos são os principais alvos dos Banker Trojans. Esse Spyware  genuinamente brasileiro age coletando dados dos usuários, principalmente através de páginas falsas na web ou disfarçado como um software legítimo.  

Os criminosos também  utilizam o backdoor para acessar remotamente as informações coletadas em computadores e dispositivos móveis. 

O Banker Trojans é um método realmente sofisticado, pois esse Spyware consegue passar pelos sistemas robustos de segurança das instituições financeiras sem ser detectado. Nesse cenário, o prejuízo aos bancos brasileiros já chegou na casa dos bilhões. 

 

Password Stealers 

Esse spyware é realmente um espião de senha, ele consegue captar qualquer informação salva no seu computador, inclusive chaves criptografadas. Além disso, quando instalado, o Password Stealers é capaz de alterar configurações de segurança, permitindo que ele penetre cada vez mais. 

Outra característica importante do Password Stealers é que eles são spywares direcionados e agem de forma seletiva em alvos específicos, como indivíduos e empresas, com o intuito de expor indevidamente suas informações e prejudicar sua reputação. Essa característica torna esses softwares particularmente perigosos e preocupantes. 

 

O que fazer para evitar os Spywares 

Com todos esses riscos, o melhor é evitar os Spywares. Por isso, aqui vão algumas dicas do que você deve fazer para não ter esse tipo de problema. 

 

Use um anti spyware 

O problema é tão recorrente que já existem softwares especializados em detectá-lo. O anti spyware funciona como um antivírus que faz varreduras automáticas nos arquivos e programas instalados no dispositivo para encontrar qualquer sinal de algum Spyware.  

Além disso, o antivírus tradicional também pode ser um grande aliado, já que ele realiza varreduras periódicas no dispositivo e pode evitar diversos outros problemas. Mas lembre-se de mantê-lo sempre atualizado. 

 

Crie senhas fortes 

Senhas são um assunto recorrente quando falamos em fraudes, elas são uma das etapas mais importantes de um sistema de segurança. Portanto, quando for criar uma senha, leve a sério as recomendações. 

Algumas dicas para ter senhas fortes são: 

  • Não crie senhas com datas de aniversário ou números de telefone; 
  • Além de números e letras, utilize também caracteres especiais; 
  • Certifique-se de que suas senhas estão guardadas em um lugar seguro; 
  • Troque as senhas de tempos em tempos. 

 

Cuidado com links suspeitos 

Imagine que, do nada, você recebeu um SMS avisando sobre uma compra caríssima no seu cartão de crédito. E, abaixo da mensagem, há um link para contestar a compra. Sempre parece uma situação real, nossa primeira reação é se deixar levar pelas circunstâncias da situação e acabar clicando no link. 

Mas calma, nessas horas a melhor alternativa é identificar o número de origem da mensagem e verificar se ele é um número oficial do seu banco. Se ainda houver dúvidas, entre em contato por um canal de atendimento oficial para confirmar a situação. Do contrário, ao clicar no link, é bem provável que o seu dispositivo acabe infectado por um Spyware. 

 

Aprenda a se proteger 

Nós, combatentes da fraude, trabalhamos arduamente para desenvolver sistemas cada vez mais seguros para barrar as ações de cibercriminosos. Mas algo importante para promover relações digitais mais seguras é justamente a orientação sobre como se proteger dos riscos. 

Esperamos que este artigo tenha ensinado algo novo para você se proteger melhor contra golpes e fraudes. Se quiser aprender mais sobre o mundo do combate à fraude, veja os artigos que separamos para você: 

 

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário