Roubos e vazamentos de dados aumentam: saiba como se proteger
Os roubos de dados têm sido cada vez mais comuns. Esses dados permitem que criminosos façam compras fraudulentas em nome de outras pessoas, sem que elas saibam. Diante disso, as empresas precisam estar com seu antifraude calibrado para reduzir as tentativas de fraudes!
O pior é que recentemente houve um megavazamento de dados: mais de 223 milhões de CPFs, além de nomes completos e datas de nascimentos de pessoas vivas e mortas, segundo o El País.
A lista chegou a ficar disponível para qualquer pessoa em um fórum de discussão na deep web. Os dados eram trocados por Bitcoins. A situação tem sido considerada por especialistas o maior vazamento do tipo no Brasil.
Por que saber disso é importante? Porque é hora de alertar todo mundo sobre a necessidade do antifraude. Você que já tem um, precisa repassar essa informação para quem ainda não tem, mesmo que seja seu concorrente.
Quanto mais o setor de comércio eletrônico estiver unido para se proteger contra tentativas de fraudes, menos seremos vítimas e menores serão nossos prejuízos com chargeback.
Para quem ainda tiver dúvidas, segue um Guia completo de prevenção à fraude.
Além desse magavazamento, o TechTudo publicou que o Brasil teve mais de 1 milhão de cartões vazados e foi o país com mais informações de cartões de crédito e débito vazadas na Internet em 2020.
Como se proteger
A verdade é que está quase impossível manter nossos dados em sigilo. Ou seja, o jeito é se proteger. Como pessoa física, podemos adicionar em tudo (ou quase tudo) autenticação de dois fatores, que pode ajudar bastante.
E como pessoa jurídica, a proteção é com um bom antifraude, que vale para garantir que a sua empresa não seja vítima desses dados fraudulentos em compras ilegítimas.
Você pode indicar para a empresa do seu amigo e da sua amiga este artigo sobre o que avaliar ao escolher um serviço antifraude.
Pode, ainda, explicar algumas razões para o antifraude ser uma ferramenta indispensável no seu e-commerce.
Independentemente da situação, ter um antifraude é a melhor maneira de reduzir perdas com vendas fraudulentas no comércio online.