Blog da KondutoDestaquesDicas de e-commerceFeaturedVeja também

Marketplace B2B: O que é e quais as vantagens

Por 4 de janeiro de 2023 janeiro 16th, 2023 Nenhum comentário
marketplace b2b

O avanço da transformação digital tem proporcionado uma série de mudanças ao mercado. Neste cenário, o comércio eletrônico cresce exponencialmente, prometendo um crescimento de 56% até 2024, de acordo com o relatório da Worldpay. 

Assim, surgem também novas oportunidades, possibilidades de empreendimento e modelos de negócios. Um prato cheio para quem busca novos mercados para investir. 

O marketplace B2B é mais uma novidade que nasce junto com o digital. A promessa de encontrar diversos produtos, variadas marcas e condições de compra e entrega cada vez mais competitivas, é algo que faz os olhos dos consumidores brilharem. 

Se isso tudo fez os seus olhos de empreendedor brilharem também, talvez seja a hora de conhecer melhor essa nova modalidade de negócio. Hoje, vamos contar tudo sobre o marketplace B2B e o que você precisa para começar o seu negócio online. 

 

O que você irá ver neste artigo: 

  • O que é marketplace B2B? 
  • 4 benefícios de um marketplace B2B 
  • Como criar um marketplace B2B? 

 

O que é marketplace B2B? 

O marketplace B2B é uma modalidade de comércio eletrônico focada em conectar fornecedores e compradores. Basicamente, se trata de um modelo de negócio pensado para atender empresas e promover negócios. 

Enquanto no marketplace B2C o público-alvo é o cliente final, no marketplace B2B o público-alvo são as empresas.  

Assim, no marketplace B2B, o empreendedor pode encontrar uma enorme variedade de produtos e serviços para o seu negócio, comparar preços, buscar as melhores condições de compra e obter maiores margens de lucro

O que é B2B? 

B2B é uma sigla para o termo em inglês business to business que, em tradução livre para o português, significa: empresa para empresa. Portanto, o termo se refere às transações que ocorrem entre empresas, sejam fornecedores ou prestadores de serviços, sem o envolvimento do consumidor final.  

 

5 benefícios de um marketplace B2B 

Mais do que uma plataforma exclusiva para empresas, o marketplace B2B oferece diversas vantagens para quem compra e também para quem vende. Confira a seguir! 

  •  1 – Maior visibilidade para o fornecedor: Os marketplaces reúnem milhares de compradores interessados em soluções para os seus negócios, o que garante muito mais visibilidade para vendedores. Assim, não é preciso fazer altos investimentos em campanhas de marketing para atingir o público-alvo, basta oferecer boas condições aos clientes.
  • 2- Facilidade na gestão de vendas: A maior parte das plataformas de marketplace B2B disponibiliza um painel de controle para auxiliar os fornecedores na gestão das vendas, gerenciamento das oportunidades e cotações. O que facilita a tomada de decisões e permite escolhas mais inteligentes, baseadas em dados concretos sobre o negócio.
  • 3- Ticket médio mais alto: Transações empresariais são caracterizadas geralmente por compras de insumos e matérias-primas, o que quase sempre resulta em pedidos com alto volume de itens. Assim, o ticket médio das compras no marketplace B2B costuma ser mais alto do que no B2C.
  • 4- Comodidade para quem compra: Para os compradores, a plataforma também oferece muitas vantagens à medida que possibilita o acesso às ofertas e informações detalhadas sobre os produtos em tempo real e a partir de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet.
  • 5- Informações precisas sobre os fornecedores: Para vender no marketplace, o fornecedor precisa ceder uma série de informações aos administradores da plataforma, o que garante mais controle e qualidade. Além disso, permite que o comprador acesse informações sobre indicadores transacionais e dados relevantes sobre o vendedor. 

 

Como criar um marketplace B2B? 

Você viu, benefícios nesse modelo de empreendimento não faltam. Quer conhecer um pouco mais sobre o mundo dos marketplaces B2B e descobrir como você pode começar o seu negócio no digital? Confira o que preparamos a seguir! 

Conheça seu nicho de mercado 

A opção por um modelo de negócio B2B já é o primeiro passo para decidir seu nicho de atuação. No entanto, mesmo dentro do mercado business to business ainda existem diversos nichos a serem explorados. 

O Alibaba B2B, por exemplo, tem seu foco voltado para os produtos vendidos no atacado com preços especiais. Assim, o marketplace oferece maiores recursos para gerenciar esse tipo de transação com mais assertividade, proporcionando uma experiência mais completa e agradável para vendedores e compradores. 

 

Escolha uma plataforma ou crie uma do zero 

Atualmente, existem plataformas especializadas na criação de sites de marketplace. A contratação desse tipo de serviço pode agilizar bastante o trabalho, mas também pode oferecer menos possibilidades de personalização. Uma alternativa é ter sua própria equipe de desenvolvedores, mas isso pode sair bem mais caro. 

Essa é uma decisão importante para o seu negócio, pois a escolha da plataforma é crucial para manter tudo funcionando perfeitamente. Imagine centenas ou até milhares de pessoas acessando seu marketplace todos os dias. Neste cenário, nada pode dar errado e, se der, é preciso estar pronto para corrigir as falhas e garantir que tudo volte a funcionar o mais rápido possível. 

Por isso, procure por uma plataforma ou agência que proporciona um bom atendimento e esteja sempre pronto para oferecer ajuda. Além disso, ter boas opções de integração e meios de pagamento diversos também devem ser considerados na busca. 

 

Cuide das aprovações de pedidos e meios de pagamento 

Para negociações entre empresas é muito importante contar com diversas alternativas disponíveis para o pagamento, isso permite ao fornecedor oferecer maior flexibilidade nas condições de compra. 

Um antifraude transacional também pode ser uma ótima solução para filtrar os pedidos no seu marketplace. Associando tecnologias de inteligência artificial e análise de comportamento de navegação, é possível identificar tentativas de compra que possam ser fraudulentas e evitar prejuízos. 

 

Trabalhe na prospecção de clientes e fornecedores 

Para fazer o seu negócio rodar, é preciso atrair público para a sua plataforma. Ao abrir um marketplace, o próximo passo deve ser a prospecção de clientes e fornecedores. 

Há muitas maneiras de fazer isso. Você pode, por exemplo, fazer um levantamento através da tabela CNAE para consultar empresas dentro do seu nicho de mercado e manter contato para oferecer e divulgar os benefícios do seu marketplace. 

Essa estratégia permite uma abordagem mais assertiva e pode ser usada tanto para atrair fornecedores como compradores. 

 

Embarque na transformação digital! 

Pronto para começar sua jornada no mundo do empreendedorismo digital? O primeiro passo já foi dado, basta decidir se o marketplace B2B é realmente o modelo de negócio ideal para você. 

E lembre-se, a Konduto é especialista no combate à fraude e está pronta para oferecer as melhores e mais tecnológicas soluções para o seu marketplace. 

Quer aprender mais sobre comércio eletrônico e conhecer outras possibilidades para começar a empreender na internet? Veja no Blog Konduto: 

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário