Blog da KondutoDestaquesDicas de e-commerceFeaturedVeja também

Guia completo: entenda tudo sobre o Pix e como prevenir fraudes no seu e-commerce

Por 7 de julho de 2023 agosto 4th, 2023 Nenhum comentário
Arte ilustrativa com a escrita: Guia completo: entenda tudo sobre o Pix e como prevenir fraudes no seu e-commerce.

Estamos vivendo uma revolução na forma como lidamos com o dinheiro e realizamos transações financeiras. Diante deste contexto, o Pix se destaca como um dos grandes protagonistas. 

Neste artigo, vamos falar sobre o Pix, como ele funciona, dados atuais, seus benefícios e fraudes comuns relacionadas a esta modalidade de pagamento.

Além disso, traremos as principais novidades de junho de 2023, e como a Konduto, sua parceira no combate à fraude, pode ajudar seu e-commerce, fintech ou carteira digital a prosperar nesse cenário. Leia mais aqui.

O que é o Pix?

O Pix é um meio de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central do Brasil e implementado em 16 de novembro de 2020. O grande diferencial do Pix frente a outras modalidades de pagamento, como DOC e TED, é o baixo custo, a velocidade e a disponibilidade. 

O Pix é gratuito para pessoa física pagadora e possui um custo baixo para os demais casos. Os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos e ele funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. É uma opção prática e rápida para transações financeiras, seja a partir de uma conta-corrente, poupança, conta de pagamento pré-paga e carteira digital.

O Pix veio para revolucionar o mercado financeiro brasileiro, incentivando a digitalização dos pagamentos de varejo, promovendo inclusão financeira, aumentando a competitividade e a eficiência do mercado, reduzindo custos e melhorando a experiência dos clientes. 

Pode ser utilizado para pagamentos de:

  • pessoa para pessoa;
  • pessoa para empresa;
  • empresa para pessoa;
  • empresa para empresa;
  • pessoa para governo;
  • empresa para governo.

Como funciona o Pix

A imagem mostra uma pessoa apontando o celular para ler o QR code do Pix.

Para utilizar o Pix, é necessário cadastrar uma “chave Pix”, que pode ser o CPF, CNPJ, e-mail, número de celular ou uma chave aleatória. Cada chave é única e associada a uma conta apenas. O usuário pode ter várias chaves Pix, mas cada uma precisa estar em uma conta diferente.

Por exemplo: uma pessoa tem a chave Pix do CPF na conta do banco X e uma chave Pix do número de celular na conta do banco Y. Ela pode trocar as chaves de banco, mas não pode ter as duas no banco X ou banco Y.

O processo é simples: para realizar uma transferência, o usuário deve acessar a opção Pix no aplicativo do banco ou fintech (são 802 instituições aprovadas pelo Banco Central), inserir a chave do destinatário e confirmar a transação. 

No ambiente do e-commerce, a loja virtual pode, além de enviar uma chave, criar um QR Code para pagamentos. Assim, o usuário pode faz a leitura deste QR Code diretamente, ou transformar esse código em um Pix Copia e Cola para realizar a transferência. 

Dados Atuais sobre o Pix

O Pix rapidamente se tornou um dos métodos de pagamento mais utilizados no Brasil, por sua agilidade, disponibilidade e baixo custo. O Banco Central disponibiliza as estatísticas do Pix de mês em mês neste link. Vamos ver os dados mais atualizados:

  • 637 milhões de chaves Pix foram criadas entre novembro de 2020 a julho de 2023;
  • 3,1 bilhões de transações via Pix apenas em julho de 2023, este é um recorde;
  • 1,2 trilhões de Reais em transações via Pix somente em julho de 2023. Outro recorde;
  • 143 milhões de brasileiros já utilizaram o Pix pelo menos uma vez na vida;
  • 140 bilhões de Reais é o valor em transações via Pix de pessoas para empresas no mês de julho de 2023, novamente um recorde.

Esses dados robustos mostram que o Pix está cada vez mais presente na vida dos brasileiros e as empresas precisam ficar atentas às atualizações desta funcionalidade.

Novidades do Pix

Veja agora as informações mais importantes sobre o Pix nos últimos meses.

Julho 2023

Pix ultrapassa dinheiro como forma de pagamento

De acordo com pesquisa da consultoria McKinsey divulgada em julho, o Pix ultrapassou o dinheiro em termos de uso em pagamentos no Brasil e agora é o terceiro meio mais utilizado. O estudo mostra que 14% dos consumidores utilizam o Pix enquanto o dinheiro é usado por 10%. Cartões de débito e crédito ainda lideram as operações com 38% e 22%, respectivamente. Mais informações neste link com a matéria.

Recorde de transações diárias

O Pix estabeleceu um novo recorde de transações diárias em dois dias consecutivos no mês de julho, segundo o Banco Central. No dia 6 de julho foram registradas 129,4 milhões de transações, e no dia seguinte, o número subiu para 134,8 milhões. O recorde anterior havia sido alcançado em 7 de junho, com 124,7 milhões de transações. Para detalhes, acesse este link com a notícia completa.

Pix americano

O Federal Reserve dos EUA lançará em breve o “FedNow”, uma modalidade de pagamentos e transferências instantâneos parecida com o Pix brasileiro que pretende competir com sistemas de pagamento em tempo real do setor privado. O lançamento inicial terá a participação de 41 bancos e 15 provedores de serviços. Mais detalhes neste link.

Junho 2023

Pix automático

O Banco Central anunciou o lançamento do Pix Automático para abril de 2024. Esta nova funcionalidade irá permitir pagamentos recorrentes automáticos, como contas de energia, telefone, assinaturas e outros. Mais informações neste link do Banco Central.

Suspensão de cobrança

A Caixa Econômica Federal decidiu suspender temporariamente a cobrança do Pix para pessoas jurídicas, uma taxa que entraria em vigor em 19 de julho e é comumente aplicada por outras instituições financeiras. Essa decisão permite aos clientes tempo para se adaptarem e obterem mais detalhes sobre o assunto. Mais informações neste link da Agência Brasil.

Pix Crédito

“Com o crédito no Pix, você não precisará mais de cartão”, foram essas as palavras de Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central, no dia 12/06. Segundo ele, a autoridade monetária nacional está estudando uma proposta de permitir o parcelamento de transações via Pix assim como acontece com o cartão de crédito. Mais informações neste link do Valor Econômico.

Pesquisa da Febraban aponta novos recordes e dados do Pix

Segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023 divulgada no dia 28/06, as transações via Pix tiveram aumento de 105% de 2021 para 2022, atingindo 11,7 bilhões. O número de usuários que realizaram pelo menos 30 transações pelo Pix mensalmente cresceu para 46 milhões no mesmo período, um aumento de 131%. Para ver o relatório completo acesse este link.

Histórico do Pix

Como já citamos acima, o Pix foi lançado oficialmente em 16 de novembro de 2020. Desde então aconteceram atualizações importantes deste serviço.

    • 16 de novembro de 2021: lançado o Mecanismo Especial de Devolução. Funcionalidade desenvolvida para auxiliar no processo de restituição de recursos em situações de fraude, golpe ou crime.
    • 29 de novembro de 2021: lançamento do Pix Saque e Pix Troco. Em estabelecimentos cadastrados o usuário consegue sacar dinheiro diretamente ou acompanhado de uma compra.
    • 2 de janeiro de 2023: alterações nos limites de transação do Pix e de retirada do Pix Saque e Pix Troco. Os limites para transferências para contas de pessoas jurídicas foram alterados. Agora, o valor máximo dessas transações fica a critério das próprias instituições financeiras.

Quais são os benefícios do Pix para e-commerces, fintechs e carteiras digitais?

Mulher sorridente aparece mexendo no celular, remetendo a realização de uma transação por pix.

O Pix revolucionou a maneira como as transações são feitas, especialmente para o comércio eletrônico, fintechs e carteiras digitais, que veem inúmeras vantagens na sua utilização.

Fluxo de caixa em tempo real

A velocidade do Pix, que realiza transações em até 10 segundos, permite que essas empresas tenham acesso quase imediato aos recursos das vendas realizadas, melhorando o fluxo de caixa e a gestão financeira.

Redução de custos

As taxas para receber pagamentos via Pix são geralmente mais baixas do que as de cartões de crédito e débito, o que representa uma economia significativa para empresas com alto volume de vendas.

Integração com sistemas existentes

O Pix pode ser facilmente integrado aos sistemas de pagamento já existentes, permitindo que lojas virtuais, bancos e carteiras digitais ofereçam uma experiência de pagamento ainda mais ágil e fluida para seus clientes.

Maior inclusão financeira

Para fintechs e carteiras digitais, o Pix permite oferecer serviços para uma parcela da população que não possui cartão de crédito ou que prefere não usá-lo para compras online, aumentando o alcance dessas empresas.

Quais são os golpes mais comuns de Pix direcionados a e-commerces, fintechs e carteiras digitais

Com a popularização do Pix, surgiram também as tentativas de fraudes voltadas para esse meio de pagamento. E-commerces, fintechs e carteiras digitais devem estar especialmente atentos a algumas modalidades de golpe.

Invasão de aplicativos financeiros

Os fraudadores utilizam técnicas de phishing e engenharia social para enganar as vítimas e ganhar acesso a aplicativos de bancos e fintechs. Uma vez que têm o controle, realizam transferências via Pix para suas próprias contas.

Chargeback fraudulento

Neste golpe, o cliente realiza a compra, recebe o produto ou serviço e, então, solicita o estorno do valor pago via Pix, alegando que a transação foi feita sem o seu consentimento. A fraude por chargeback é uma prática muito comum e prejudica principalmente os e-commerces.

Golpe do suporte falso

Os criminosos fingem ser profissionais de suporte técnico de empresas e entram em contato com as vítimas alegando que precisam confirmar algumas informações ou realizar testes. Dessa forma, conseguem obter dados sensíveis e realizar transações fraudulentas via Pix.

Pix Pirate

O Pix Pirate é um trojan que afeta diretamente os usuários dessa modalidade ao instalar-se em dispositivos Android, disfarçando-se como aplicativos autenticadores. Ele rouba as senhas e realiza transações fraudulentas, comprometendo a segurança dessas operações. Dessa forma, além de lesar a vítima, essa ameaça afeta também a reputação do Pix, uma vez que a pessoa associa o golpe ao recurso – e não à pessoa fraudadora.

Como a Konduto protege o seu e-commerce e ajuda a prosperar

A Konduto é uma empresa líder em prevenção de fraudes no e-commerce e possui diversas soluções para proteger a sua empresa.

No caso do Pix, a Konduto conta com um plano específico para modalidade, o Safe Banking. Ele foi criado para proteger negócios, como fintechs e carteiras digitais, que realizam um grande volume de transações imediatas. Sabendo que o tempo é fundamental no combate à fraude, a Konduto desenvolveu uma solução tecnológica capaz de monitorar com precisão as transações no PIX.

Há também outras soluções antifraudes transacionais, os planos Performance e Completo, especialmente desenvolvidos para e-commerce contribuem para uma maior segurança e, assim, refletem positivamente nas vendas da sua loja. Com a Konduto, você pode focar no crescimento da sua empresa, enquanto nós cuidamos da segurança.

Quer descobrir mais sobre como podemos ajudá-lo? Visite nosso site e entre em contato com nossa equipe.

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário