Blog da KondutoDestaquesFeaturedVeja também

Drex (Real Digital): saiba tudo sobre a nova moeda digital brasileira

Por 26 de julho de 2023 agosto 18th, 2023 Nenhum comentário

O Real Digital, que se chamará Drex, é um dos principais projetos de inovação, competitividade e digitalização financeira no Brasil. O Banco Central (BC) já iniciou os testes com planos de lançamento para 2024. 

Este projeto se trata nada menos que a nossa moeda, o Real, porém em formato digital. A moeda virtual mantém o mesmo valor da nota física, sendo possível usá-la para pagamentos, compras, transações e investimentos, com a segurança assegurada pela lei de proteção de dados.

Neste artigo, traremos um panorama completo sobre o Real Digital. Então, convidamos você a seguir a gente nesta jornada de descobertas. Continue lendo!

O que é o Real Digital (Drex)?

O Real Digital é uma CBDC (Central Bank Digital Currency). Explicando melhor: é uma nova manifestação da nossa moeda (neste caso, digital), emitida pela autoridade monetária brasileira, o Banco Central. Seu valor será garantido pelos mesmos fundamentos e pelas mesmas políticas econômicas que determinam o valor e a estabilidade do Real convencional.

Uma inovação proposta pelo Banco Central do Brasil, com o objetivo de transformar nossa moeda física, o Real, em uma versão digital. Trata-se de uma resposta à evolução tecnológica e às novas necessidades dos consumidores, que cada vez mais realizam transações financeiras por meios digitais.

O projeto do Drex visa permitir que a nova moeda não fique apenas armazenada em aplicativos de bancos, mas também esteja disponível em carteiras digitais nos dispositivos móveis dos usuários. Isso daria mais autonomia à população no manuseio do dinheiro digital. Assim, a moeda poderá ser utilizada para uma variedade de fins, desde compras cotidianas até transações internacionais.

Curiosidade: por que o Real Digital é chamado de Drex?

O nome Drex não é a toa. Segundo o Banco Central, cada letra é atrelada às características do Real Digital. Confira a seguir:

  • “D” representa a palavra digital;
  • “R” representa o real;
  • “E” representa a palavra eletrônica;
  • “X” transmite uma ideia de conexão e de modernidade, além de repetir a última letra do Pix.

Quando o Real Digital (Drex) ficará disponível para a população?

Cédulas de real e moedas, remetendo ao real digital.

A ferramenta só estará disponível para os titulares de contas bancárias no final de 2024, momento em que começará a aceitar depósitos tokenizados (ativos reais transformados em digitais).

Fique por dentro: o que é tokenização?

A tokenização pode ser entendida como a conversão digital de um bem ou de um produto financeiro, o que simplifica as transações em espaços virtuais. Através de uma série de códigos com critérios, normas e procedimentos de identificação, os ativos (ou partes deles) podem ser negociados em plataformas digitais.

Como o Drex será disponibilizado?

O Real Digital (Drex) será disponibilizado em duas versões distintas, de acordo com as necessidades dos usuários. Conheça a seguir:

CBDC de atacado (Real Digital)

Destina-se exclusivamente a operações de alto valor monetário, geralmente realizadas entre entidades do sistema financeiro – como bancos, cooperativas e instituições de pagamento – e pode, eventualmente, incluir grandes corporações.

CBDC de varejo (Real Tokenizado) 

É desenvolvida para satisfazer as necessidades de pagamentos e liquidações de pessoas físicas e empresas de todos os tamanhos. Essa modalidade pode ser aplicada em operações financeiras diárias, abrangendo transações de quaisquer valores monetários. Explicaremos melhor sobre as formas de uso mais abaixo no texto.

Real Digital (Drex) x Criptomoeda: diferenças e semelhanças

Criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, são conhecidas por sua alta volatilidade, o que dificulta sua utilização como forma de pagamento. As stablecoins, outra categoria de criptoativos, tentam resolver este problema ao vincular seu valor a um ativo externo ao universo cripto, geralmente uma moeda soberana. 

Em ambos os cenários, aqueles que possuem esses ativos estão sujeitos aos riscos operacionais, jurídicos e de mercado inerentes a esses sistemas.

O Drex como uma CBDC (Central Bank Digital Currency), é regulado e tem um órgão emissor: o Banco Central do Brasil. Ele será uma nova expressão da nossa moeda e será garantida pelos mesmos fundamentos e políticas econômicas que determinam o valor e a estabilidade do Real convencional. Portanto, um Real Digital sempre será equivalente a R$1,00.

Qualquer indivíduo ou empresa interessado em possuir Reais na forma digital deverá fornecer Reais na versão convencional, e o Banco Central (BC) irá emitir o correspondente na moeda digital.

Essa transação não será realizada diretamente com o BC, mas sim por meio de intermediários pertencentes aos sistemas financeiro e de pagamento:

  • Bancos;
  • Cooperativas;
  • Fintechs;
  • Instituições de pagamento.

Além destes, podem surgir novos tipos de empresas com autorização do BC para intermediar o acesso e a utilização de Reais na forma digital.

Drex é a mesma coisa que PIX?

Embora possa parecer, o Drex e o PIX, ambos lançados pelo Banco Central, não são a mesma coisa e não possuem a mesma função. A confusão é compreensível, mas é crucial entender a distinção entre eles.

O PIX é um sistema de pagamento instantâneo, que permite transações ágeis e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com ele, os usuários conseguem mover seus recursos bancários com grande facilidade e rapidez. Ao fazer uma transferência via PIX, o usuário está essencialmente dando uma ordem de transferência para o dinheiro depositado em sua conta.

Por outro lado, o Drex é o Real Digital, ou seja, é a própria moeda na sua forma digital. Ao contrário do PIX, que envolve uma ordem de transferência de dinheiro, o Drex representa a própria cédula tokenizada em uma carteira digital.

Onde e como o Real Digital (Drex) poderá ser usado?

A versatilidade do Drex torna a moeda atraente para uma gama de aplicações em vários setores, incluindo serviços financeiros, comércio eletrônico e varejo. As possibilidades estão sendo exploradas por empresas que buscam melhorar a eficiência de seus serviços, criar novos mercados e modernizar os sistemas existentes.

No âmbito do e-commerce, o Real Digital está preparado para aprimorar a experiência de pagamento, possibilitando transações mais rápidas, simples e eficientes. Isso pode impulsionar a conversão em canais digitais, facilitando uma etapa de checkout mais suave.

No que diz respeito ao varejo físico, espera-se que o Real Digital seja implementado futuramente, podendo ser acessado por qualquer usuário com acesso à internet. A moeda ficará disponível na carteira digital do usuário (as “wallets”), facilitando as transações diárias.

A expectativa é que o Drex se integre à “Internet das Coisas” (IoT), a fusão dos mundos digital e físico, para oferecer mais comodidade aos usuários. Por exemplo, sistemas de entrega inteligentes que utilizem cofres eletrônicos e a liberação de produtos através do pagamento com Real Digital, ou geladeiras inteligentes que façam compras automaticamente e paguem com a moeda digital.

Além disso, o Drex terá a capacidade de ser tokenizado e usado em contratos inteligentes. Contratos inteligentes são acordos estabelecidos entre duas partes sem a necessidade de intermediários, realizados por meio de tecnologia blockchain. Eles são seguros e, uma vez assinados, não podem ser alterados unilateralmente. Com a tokenização do Real Digital, esses contratos se tornam ainda mais fáceis de serem realizados, tornando as transações mais seguras e rápidas.

Empresas e consumidores que estiverem prontos para adotar a moeda digital terão a vantagem competitiva de serem pioneiros na implementação desta tecnologia emergente, melhorando a eficiência e expandindo as possibilidades de suas operações.

Quais são as aplicações do Drex no e-commerce, fintechs e carteiras digitais?

Pessoa fazendo compras online, remetendo ao real digital.

O Real Digital promete trazer uma série de benefícios e oportunidades para diversos setores. Seu uso no comércio eletrônico, fintechs e carteiras digitais tem potencial para revolucionar a forma como os negócios são realizados, trazendo mais eficiência, velocidade, segurança e inovação.

E-commerce

No comércio eletrônico, o Drex pode proporcionar um processo de checkout mais rápido e eficiente, reduzindo o abandono de carrinho e aumentando a taxa de conversão. Com o aumento da segurança nas transações, as compras online tornam-se ainda mais confiáveis, diminuindo as chances de fraude e aumentando a confiança do consumidor.

Fintechs

As fintechs também têm muito a ganhar com o Real Digital. A nova moeda pode permitir que essas empresas inovem em suas ofertas de produtos e serviços, oferecendo soluções de pagamento mais rápidas, seguras e convenientes para seus clientes. Além disso, as fintechs podem se beneficiar do Drex para desenvolver novos modelos de negócios e oportunidades de mercado.

Carteiras Digitais

Para as carteiras digitais, o Real Digital traz a possibilidade de maior integração e interoperabilidade com outras plataformas e serviços. Isso significa que os usuários terão acesso a uma maior variedade de serviços financeiros, tudo em um único lugar. Além disso, a segurança avançada do Drex vai proporcionar aos usuários maior confiança ao realizar transações e pagamentos através de suas carteiras digitais.

Como a Konduto fortalece a segurança do seu negócio?

A Konduto é uma referência no mercado de prevenção a fraudes em comércio digital, aplicando tecnologia de inteligência artificial para analisar em tempo real o comportamento dos usuários, tomando decisões automatizadas sobre a aprovação ou não de um pedido.

Estamos constantemente nos atualizando com as mais recentes inovações tecnológicas, inclusive aquelas relacionadas ao Drex (Real Digital), para proporcionar ao seu empreendimento a proteção mais eficiente quando esta novidade entrar em vigor no ano que vem. 

Com a Konduto, você pode concentrar seus esforços na expansão do seu negócio, enquanto nós zelamos pela sua segurança. Saiba mais sobre nossa solução antifraude.

Quer saber mais sobre como podemos auxiliar? Visite nosso site e entre em contato com nossa equipe.

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário