Blog da KondutoDestaquesFeaturedVeja também

E-wallet: o que é? Conheça essa forma de pagamento

Por 16 de janeiro de 2023 janeiro 19th, 2023 Nenhum comentário
e-wallet

Nos últimos anos, a transformação digital chegou com força ao mercado financeiro e possibilitou a popularização de uma série de novas tecnologias, como o PIX, o pagamento por aproximação e o e-wallet, também conhecido como carteira digital. 

Essas inovações surgem com a promessa de oferecer aos usuários uma melhor experiência de compra, com mais segurança e agilidade. E devem ser impulsionadas com a chegada do 5G ao Brasil. 

Mas hoje, vamos falar especificamente sobre e-wallet, uma novidade que vem se espalhando rapidamente e que deve acabar com aquela velha desculpa de não poder pagar porque esqueceu a carteira em casa. 

É isso mesmo, iremos contar tudo sobre o e-wallet. Falaremos também sobre suas vantagens, como funciona e qual a melhor opção disponível no mercado. Acompanhe a seguir e fique por dentro das últimas inovações! 

 

Veja o que você irá encontrar neste artigo: 

  1. O que é uma e-Wallet?  
  2. Quais as vantagens do e-wallet? 
  3. Como funciona uma digital wallet? 
  4. Qual a melhor e-Wallet? 
  5. Qual banco tem wallet? 
  6. Antifraude para carteiras digitais 

 

Digital Wallet: o que é?  

Também conhecido por digital wallet ou carteira digital, essa tecnologia surge como um novo meio de pagamento por NFC (tecnologia de aproximação) ou leitura de QR code, através de dispositivos móveis. 

Ela basicamente permite que, por meio de um aplicativo com seus dados bancários cadastrados, seja possível realizar o pagamento de compras feitas em lojas físicas ou virtuais apenas usando o celular. 

A tecnologia existe desde 2018 mas ganhou alta aderência a partir de 2020, com o impacto da pandemia sobre as relações de mercado. Atualmente, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial entre os países que mais utilizam o e-wallet, ficando atrás apenas da China e da Índia. 

 

Quais as vantagens do e-wallet? 

As novas tecnologias surgem para facilitar nosso dia a dia e trazer mais conforto e segurança, com o e-wallet não é diferente. Esse serviço veio para simplificar as transações financeiras e proporcionar uma experiência ainda melhor aos usuários. 

Assim, não é mais necessário andar com uma carteira cheia de cartões e dinheiro em espécie. Nem mesmo revelar informações confidenciais e dados pessoais durante as compras em lojas virtuais, o que torna o processo de pagamento ainda mais seguro. 

 

Como funciona uma digital wallet? 

O e-wallet funciona como um aplicativo que pode ser acessado através do seu smartphone, smartwatch ou tablet. Nele é possível cadastrar cartões de crédito e débito ou ainda adicionar valores diretamente na carteira e acessar serviços, como: 

  1. Consultar históricos de transações e saldo; 
  2. Realizar pagamentos através dos cartões cadastrados; 
  3. Fazer transferência para outras carteiras digitais ou contas bancárias. 

Para utilizar o seu dispositivo móvel como e-wallet é preciso que ele possua a tecnologia NFC, que permite o pagamento por aproximação. Assim, basta encontrar o aplicativo compatível com o seu aparelho e realizar o cadastro. 

 

Qual a melhor E-wallet? 

É difícil afirmar qual é o melhor e-wallet, pois cada sistema operacional dos dispositivos funciona de uma forma diferente. No Brasil, contamos com três grandes digital wallets:  

  1. Google Pay: o Google Pay é um aplicativo que possibilita o pagamento via e-wallet através de smartphones com sistema operacional Android. 
  2. Samsung Pay: a Samsung foi uma das primeiras a disponibilizar a tecnologia no Brasil. E o Samsung Pay é o e-wallet disponível nos telefones e relógios da marca.
  3. Apple Pay: o Apple Pay é a ferramenta de pagamento oficial da Apple, que possibilita a integração entre diversos outros dispositivos da mesma empresa. 

 

Qual banco tem wallet? 

Atualmente, praticamente todas as grandes instituições bancárias brasileiras já disponibilizam esse serviço. É provável, inclusive, que o seu banco já ofereça esse recurso. Confira a seguir se ele aparece na lista e veja se você já pode ativar o seu e-wallet! 

  • Banco do Brasil; 
  • Caixa 
  • Itaú; 
  • Santander; 
  • Bradesco; 
  • Nubank; 
  • Banrisul; 
  • Next; 
  • E outros. 

 

Konduto Safe Banking: antifraude para carteiras digitais

O Safe Banking é uma solução antifraude moderna, pensada para oferecer segurança, dinamismo e velocidade às carteiras digitais, fintechs e instituições financeiras. Com ele é possível gerenciar contas digitais e fluxos de pagamento realizando o monitoramento transacional de forma prática e automatizada. 

Participantes diretos e indiretos do PIX também podem contar com o Safe Banking para realizar o monitoramento de transações instantâneas, atendendo aos padrões de SLA exigidos pelo Banco Central. 

Faça parte da transformação digital! 

E aí, seu banco já disponibiliza o serviço de e-wallet? E seu telefone, já tem a tecnologia NFC? Se sim, não espere mais para contar com as facilidades da carteira digital para realizar suas transações financeiras com mais segurança e praticidade. 

Quer conferir outras novidades e facilidades do mundo digital? Acesse os conteúdos exclusivos do Blog Konduto e veja as últimas inovações em meio de pagamento: 

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário