Blog da KondutoDestaquesFeaturedKonduto BlogProteja sua lojaVeja também

Pix parcelado: você já sabe como funciona?

Por 25 de abril de 2022 setembro 23rd, 2022 Nenhum comentário

No início do ano, o Banco Central anunciou atualizações no PIX. Agora, o meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito permite o parcelamento das compras. O PIX parcelado já está disponível em alguns bancos digitais, fintechs e financeiras. 

Com um sucesso sem precedentes, em menos de dois anos, o PIX caiu no gosto do povo e já se tornou uma das principais formas de pagamento utilizadas pelos brasileiros. No entanto, os especialistas alertam para o cuidado no uso indiscriminado desse tipo de crédito, já que as operações realizadas através do PIX parcelado correm com juros altíssimos.  

Apesar disso, a novidade foi vista com bons olhos e compreendida com um aprimoramento das funcionalidades desse moderno meio de pagamento.  

Mas, se você ainda não fez um PIX parcelado e quer descobrir como a modalidade funciona, não se preocupe. Vamos ajudar contando cada detalhe sobre essa nova forma de pagamento. Confira! 

O que é e como funciona o PIX parcelado? 

O Banco Central já anunciou a modalidade chamada PIX garantindo, mas ela estará disponível a partir do segundo semestre de 2022. Até que isso aconteça, o consumidor que quiser fazer um pagamento parcelado via PIX, terá que contar com o serviço do seu banco ou operadora financeira. 

Para você entender melhor, o PIX parcelado é oferecido, atualmente, apenas por bancos digitais, fintechs e financeiras. É uma espécie de crédito pessoal que permite o pagamento à vista e o parcelamento do valor.  

Ou seja, o recebedor da transação tem o dinheiro na hora e o pagador arca com as parcelas que devem ser pagas à instituição financeira. 

Em muitos bancos já é possível parcelar o PIX. A nova funcionalidade pode ser acessada através do aplicativo internet banking da sua operadora caso ela já disponibilize o serviço. 

Essa modalidade de transação é praticamente igual a que acontece quando fazemos uma compra parcelada no cartão de crédito. Inclusive, se você realizar um pagamento utilizando a opção de PIX parcelado oferecida pelo seu banco, ele será debitado da fatura do seu cartão de crédito.  

A grande vantagem da nova funcionalidade é o acesso facilitado a recursos financeiros. No entanto, o limite de crédito também está sujeito à análise de perfil do solicitante. 

PIX parcelado e PIX garantido: qual a diferença? 

Muitos bancos já se anteciparam para oferecer o PIX parcelado. No entanto, ele é diferente do PIX garantido que será lançado pelo Banco Central. É preciso atenção pois eles são bem diferentes, tendo cada um suas vantagens e desvantagens.  

Portanto, vamos explicar agora como cada um deles funciona para que você entenda e não caia em ciladas! 

 

PIX parcelado 

Como você já viu, essa modalidade é basicamente como se você fosse fazer um PIX em parcelas com o cartão de crédito. Só que tem um detalhe, além dos custos com as taxas que já são pagas no cartão, você também vai ter que arcar com os juros do parcelamento. 

E esse é o grande problema do PIX parcelado. Por ser uma novidade, os bancos oferecem a funcionalidade com juros altíssimos, que variam de 2% a 3,99%. Ao ano, essa margem pode chegar a mais de 40% em algumas instituições financeiras.  

Por isso, os especialistas alertam para o cuidado com o uso da nova modalidade de pagamento. Isso porque, segundo um estudo recente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), quase 30% das famílias brasileiras já estão endividadas.  

 

PIX garantido 

Essa forma de parcelar o PIX, já é bem diferente. Primeiro de tudo, não se trata de um crédito pessoal e não será debitado da fatura do seu cartão de crédito. 

O PIX garantido do Banco Central, irá funcionar como uma espécie de pagamento com agendamento programado. Quando o pagador escolhe essa opção, o recebedor não leva o valor cheio na mesma hora, como o PIX parcelado que vimos anteriormente. Aqui, ele recebe a quantia em parcelas. 

A maior vantagem do PIX garantido é que não há taxas. Você apenas corre o risco de pagar juros, se não possuir saldo na conta quando chegar o dia do vencimento da parcela. Nesse caso, o banco assume a dívida e você pode quitar a conta depois, só que com juros. 

E se você já está preocupado com a possibilidade golpes e fraudes através do cancelamento do pagamento programado. Não se preocupe! Pois não é possível desagendar a operação. 

No entanto, assim como acontece nas compras online com cartão de crédito, as compras realizadas em e-commerces e pagas através do PIX comum, não apenas o PIX parcelado, também estão sujeitas a fraudes.

Para evitar esse tipo de situação em lojas virtuais, a Konduto desenvolveu uma solução antifraude sob medida para PIX e bancos digitais. Saiba mais sobre o Safe Banking acessando: Antifraude para PIX e bancos digitais: conheça a solução da Konduto. 

 

 

E aí? Já está pronto para fazer um PIX parcelado ou vai esperar o PIX garantido do Banco Central? 

Se você quiser saber mais sobre o PIX e conhecer em detalhes este meio de pagamento eletrônico, temos alguns conteúdos para recomendar para você: 

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário