Blog da KondutoDestaquesFeaturedProteja sua lojaVeja também

Revisão manual e análise automática: saiba como elas funcionam

Por 9 de agosto de 2023 setembro 11th, 2023 Nenhum comentário
Imagem com fundo laranja e texto em cor branca escrito: "Revisão manual e análise automática: saiba como elas funcionam". Há na imagem símbolos que representam um computador e um celular.

Decidir entre análise automática e revisão manual é um ponto-chave para quem atua com e-commerce. Isso porque a eficiência e precisão das operações são cruciais para a sobrevivência e crescimento de qualquer negócio. É nesse sentido que optar por uma análise de um pedido ultrarrápida ou por outra que avalia melhor pode ser determinante.

Dessa forma, o dilema se concentra frequentemente em escolher entre a revisão manual ou análise automática, uma decisão que impacta o desempenho de uma loja virtual. Mas qual dessas opções é a melhor para o seu negócio?

Continue lendo para descobrir as diferenças de cada revisão e descubra qual é a melhor para o seu e-commerce.

O que é análise automática de pedidos no e-commerce?

A análise automática utiliza o poder de algoritmos avançados e ferramentas de aprendizado de máquina (machine learning), que funcionam como verdadeiros detetives cibernéticos, avaliando cada detalhe dos pedidos em busca de possíveis indícios de fraude.

Nela, a tecnologia faz todo o trabalho de análise de um pedido, medindo as chances da compra ser verdadeira ou ser uma fraude. Ou seja, dados são checados, regras de decisão são aplicadas. Tudo de acordo com o seu segmento de atuação, afinal, o comportamento de compra de uma geladeira é bem diferente de quando se compra carne para o churrasco, por exemplo.

Portanto, a análise automática é uma forma inteligente e ágil de proteger o seu e-commerce, garantindo uma experiência de compra mais fluída para seus clientes legítimos. A questão é que quando ela não consegue todas as respostas, é sinalizado que o pedido precisa de uma nova análise – e é aqui que entra a revisão manual.

O que é a revisão manual de pedidos no e-commerce?

A revisão manual é um processo complementar à análise automática, sendo executada por uma equipe de especialistas em prevenção de fraudes. Esta abordagem é mais personalizada e busca validar detalhadamente as informações do comprador, proporcionando um olhar humano atento e experiente sobre os pedidos.

Este método é utilizado como uma última tentativa de validar uma compra que foi previamente negada pelo algoritmo automático. Assim, o objetivo é garantir que compras legítimas não sejam descartadas, e que sejam tomadas todas as medidas possíveis para entender o contexto de cada transação antes de uma decisão final.

Dessa forma, a revisão manual traz dois benefícios principais:

  1. Inputs e melhorias para os modelos automáticos: quando um pedido é revisado na mesa, se obtém novas informações sobre o comportamento do consumidor e também das fraudes que ainda não tinham sido observadas antes. O que gera aperfeiçoamentos em regras da análise automática.
  2. Diminuição de falsos positivos: justamente por entender melhor as nuances, ou zonas cinzas, de um pedido, a revisão manual reduz as chances de uma compra verdadeira ser negado.

Para compreender melhor a revisão manual e como ela pode agregar ao seu e-commerce, confira o artigo detalhado sobre o assunto: Dicionário do antifraude: desmistificando a análise manual da fraude.

Qual é a diferença entre a revisão manual e a análise automática?

Ambas são ferramentas poderosas na prevenção de fraudes, mas possuem características e abordagens distintas:

Análise automática

  • É realizada por um sistema automatizado;
  • É mais rápida;
  • Não possui a profundidade de análise de um profissional.

Revisão manual

  • É realizada por um profissional;
  • É mais detalhada e específica;
  • Leva mais tempo;
  • Reduz a reprovação de compras legítimas.

Portanto, embora a revisão manual e a análise automática tenham o mesmo objetivo final – prevenir fraudes – os seus métodos são complementares.

Entendendo melhor cada uma delas, você percebe que, por vezes, o melhor mesmo é aderir às duas. É o que explica Marcio Souza, Gerente de Prevenção a Fraude da Konduto:

“Sem dúvida a revisão manual é uma camada adicional importante (para quando o negócio permite), onde através da intervenção humana se abrem novas possibilidades. Assim, uma outra gama de validações, cruzamentos de dados, além da observação de possível formação de perfil de forma mais complexa, permitem decisões mais assertivas (falso positivo e negativo) e, consequentemente, maior conversão.”

Qual é a melhor opção para o meu e-commerce: revisão manual ou análise automática?

Não existe uma resposta categórica para essa questão, pois a escolha entre análise automática com ou sem a revisão manual depende de uma série de fatores específicos de cada e-commerce. Dentre eles, destaca-se o comportamento do consumidor e as prioridades do seu processo antifraude.

Vamos de exemplo? Se o seu negócio é orientado para uma entrega rápida, como um delivery, a análise automática é a escolha mais apropriada. Nesse contexto, a capacidade de analisar transações de forma ágil e eficaz é fundamental para manter a eficiência logística e a satisfação do cliente.

Em contrapartida, se o seu e-commerce possui uma janela de tempo maior até a entrega do produto e a sua prioridade é manter ou diminuir as taxas de chargeback, a revisão manual (complementar à análise automática) é a escolha ideal. Nesse caso, uma verificação detalhada, personalizada e mais profunda é vital para prevenir transações fraudulentas e preservar a saúde financeira do seu negócio. Costuma ser o caso de marketplaces, mas vale a ressalva de que depende do segmento de atuação.

Como a Konduto ajuda você e seu e-commerce?

Na Konduto, entendemos que cada negócio tem suas próprias demandas e desafios. Por isso, oferecemos tanto a análise automática quanto a manual, contando com uma equipe dedicada e altamente especializada para atender às necessidades específicas da sua loja virtual.

Nosso objetivo é proporcionar soluções de antifraude flexíveis e eficientes, que se adaptam à sua operação e contribuem para a otimização de seus processos antifraude.

Com a Konduto, você concentra seus esforços na expansão do seu negócio, enquanto nós cuidamos do combate às fraudes. Veja nossos planos de análise automática (Performance) e de análise manual (Completo).

Quer saber mais sobre como podemos auxiliar? Visite nosso site e entre em contato com nossa equipe.

Stefs Masotti

Autor Stefs Masotti

Olá, eu sou Stefs! Com formação em Jornalismo e atuação em Publicidade, minha especialidade é colocar confete nos conteúdos que produzo. Trabalho com marketing digital desde os tempos do Orkut.com e sobrevivi a todas as redes sociais que surgiram desde 2009 (rs).

Mais posts de Stefs Masotti

Deixe um comentário