Tendências para e-commerce: saiba mais sobre a integração com ERP!

O sucesso do comércio eletrônico depende de variáveis que precisam estar em harmonia, tais como a escolha da plataforma, os produtos e os métodos de pagamento. Além disso, o mercado está em constante atualização. Por isso é fundamental estar atento às principais tendências para e-commerce.

Existem muitas ferramentas capazes de potencializar o sucesso da loja virtual. Esse trabalho exige muita análise e planejamento. E, mesmo após concluir essa etapa, ainda é preciso administrá-las.

Para isso existem os ERPs, que são sistemas capazes de integrar e agrupar informações de diferentes setores, organizando os fluxos de trabalho administrativos e gerenciais, sejam eles logísticos, financeiros, estoque, marketing ou vendas.

Neste artigo vamos explicar porque o seu e-commerce deve ter uma integração ERP. Confira!

O que é ERP?

ERP (Enterprise Resource Planning) significa, em uma tradução literal, sistema integrado de gestão empresarial. Sua função é armazenar, em uma única ferramenta, todas as informações e processos do seu negócio, desde a gestão de estoque até as vendas.

É um sistema completo, capaz de fornecer relatórios robustos para orientar gestores em decisões importantes e análises estratégicas úteis a toda operação da empresa. Para que o ERP funcione de maneira eficaz, é preciso que ele seja alimentado com dados automaticamente e esteja conectado a todos os setores do negócio em tempo real.

Por que ERP é uma das tendências para e-commerce?

Para lojas virtuais, por exemplo, ele serve para gerenciar as atividades essenciais de gestão de estoque: previsão de compras, administração de grades de produtos e giro de estoque. Também cria relatórios para embasar decisões estratégicas, tornando sua empresa mais competitiva.

Mesmo com um software de gestão de e-commerce, sua combinação com o ERP é importante para fornecer uma visão geral do andamento do seu negócio — com informações de todos os setores da empresa.

Por que vale a pena integrá-lo?

Em tempos de concorrência acirrada, é preciso estar empenhado em encontrar diferenciais. Um ERP pode ajudar a entender melhor o seu negócio e, assim, comparar quais as suas vantagens competitivas em relação à concorrência para, então superá-la.

É comum que tanto plataformas de e-commerce quanto ERPs tenham APIs para integração entre si. Centralizar essas informações vai automatizar os processos, como emissões de etiquetas para entregas e notas fiscais, por exemplo.

O ERP facilita também todo o processo de vendas. Você tem acesso à entrada e à saída de produtos do seu estoque, pode acompanhar as entregas, status do pedido, ticket médio e todas as etapas envolvidas. Dessa forma, é preciso que a plataforma e o ERP estejam bem integrados para que esses dados sejam dinâmicos e precisos.

Toda essa centralização de informações proporcionada pelo ERP agrega vantagens competitivas, tais como:

Facilidade na gestão do e-commerce

O ERP age na automação do processo de vendas, facilita o fluxo de informações entre os setores e reduz a margem de erro por conta da sua otimização. A comunicação entre vendas, estoque, logística e contabilidade ocorre instantaneamente, sem depender de lançamentos manuais.

Para os gestores, é mais fácil ter uma visão macro sobre o andamento do fluxo de produção de qualquer departamento ou área para identificar gargalos que podem impedir o crescimento da empresa.

Aumento de produtividade

O processamento dos dados de compra e venda torna-se muito mais ágil, pois garante que a atualização do sistema seja alimentada em tempo real. Além disso, ele pode responder ao cliente simultaneamente sobre o status do pedido.

Com a automação do processo, se um erro é detectado, como a falta de um produto no pedido, por exemplo, o próprio sistema pode solucionar o problema, sem que seja necessária a intervenção humana. Claro que um ERP não vai substituir a necessidade de um setor de atendimento, mas evitará chamados desnecessários, o que aumenta a eficiência do seu negócio.

Controle de estoque

Esse é um dos maiores benefícios e tendências para e-commerce em relação a um sistema de ERP integrado ao seu e-commerce. Sua gestão de estoque será facilitada, o que possibilita a identificação de produtos mais vendidos, com menor giro, sazonalidade etc., tudo por meio dos relatórios de vendas.

Seu departamento de compras agradecerá, pois seus pedidos serão muito mais sensatos e com base no comportamento dos seus clientes. No caso de lojas omnichannel, também é possível realizar essa análise por canal e fazer compras de acordo com a demanda de cada um.

Notas fiscais e NFe

Conforme a empresa cresce, é imprescindível automatizar certas tarefas, como a emissão de notas fiscais que, particularmente, é muito suscetível a erros humanos. Além de demorada, exige atenção redobrada, já que uma vírgula errada pode alterar valores e anular todo o trabalho realizado, exigindo retrabalho.

Com um sistema integrado, basta inserir apenas uma vez os valores de impostos e taxas, que o cálculo é feito de forma automática. Assim, a nota fiscal específica para cada produto é criada, o que torna o processo de vendas mais produtivo.

Recentemente, os Correios decidiram que é necessário enviar a nota fiscal em todos os pedidos, o que intensifica a necessidade de um processo isento de erros.

Fidelização dos clientes

Com todas as informações sobre o histórico de compra de seus clientes, você tem em mãos um poderoso banco de dados. Esse conhecimento capacita seus gestores de marketing a desenvolver estratégias de vendas cada vez mais personalizadas.

Além disso, é possível traçar as características do seu público-alvo a partir dos dados de compradores reais, o que facilita a captação de novos clientes, uma vez que você já sabe o perfil médio de seus potenciais consumidores.

Qual a importância de um ERP para empresas?

Um sistema de ERP pode trazer a escalabilidade que faltava para o seu negócio e, ainda por cima, facilitar os processos de gerenciamento. Por meio de relatórios gerenciais, você pode entender o comportamento e tendências para e-commerce e projetar as suas vendas.

Como você pode perceber, a integração entre um sistema ERP e as tendências para e-commerce trazem inúmeras vantagens para o seu negócio e, se você quer manter um nível adequado de lucratividade em um mercado muito competitivo, é imprescindível a realização de investimento nessas soluções.

Gostou deste post? Se você quer saber mais sobre essas tendências, siga nossas páginas nas redes sociais, estamos presentes no FacebookLinkedInTwitter e Google+.

Konduto
Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Share This