DestaquesDicas de e-commerceFeaturedProteja sua lojaVeja também

Fraudes no e-commerce: saiba quais são e como se proteger

Por 1 de dezembro de 2023 março 4th, 2024 Nenhum comentário
Imagem com fundo azul com um texto em cor branca: "Tipos de fraude no e-commerce: como se proteger dos maiores riscos do segmento". Há também uma figura mostrando uma pessoa comprando no e-commerce com uma pessoa fraudadora ao fundo.

É um fato que o avanço da tecnologia facilitou e muito a nossa vida, graças a ela marcar um happy hour com os amigos, comprar algo ou realizar pagamentos pela internet se tornou uma tarefa fácil.

Porém junto com todas essas vantagens e facilidades surgiram também novos desafios e novas fraudes, principalmente quando se trata de e-commerce. 

Pensando nisso, reunimos os principais tipos de fraudes no e-commerce neste artigo com dicas para você se proteger de cada uma delas. Quer saber mais? Continue a leitura com a gente!

Aumento de fraudes no e-commerce brasileiro

No Brasil, temos uma população cada vez mais conectada graças à popularização dos smartphones, o que fez com que diversos serviços, negócios e também golpistas migrassem para esse universo.

E, com o aumento das fraudes no e-commerce o que era para ser uma facilidade, se tornou uma preocupação para muitas pessoas que inclusive deixaram de realizar compras online conforme o índice de fraudes no Brasil em 2023, causando prejuízos para os lojistas.

Tipos de fraudes no e-commerce

Vamos explorar agora quais são as principais fraudes no e-commerce que vem aterrorizando os consumidores e, principalmente, os lojistas brasileiros:

  • Autofraude

A autofraude ocorre quando o comprador paga e recebe o produto, porém, de má fé, contesta a transação e recupera o valor gasto na compra.

É uma das fraudes no e-commerce mais difíceis de se identificar e até ser descoberta, o prejuízo duplo para o lojista que fica sem o produto e sem o dinheiro, já foi causado.

  • Fraude amigável

Mais comum do que parece, esse tipo de fraude acontece quando um familiar ou conhecido pede um cartão emprestado para comprar um determinado produto e acaba comprando outro de valor maior.

Naturalmente, ao se deparar com um absurdo na fatura, a reação do titular do cartão, sem saber do ocorrido, solicita o cancelamento da compra. 

  • Fraude de interceptação

Os golpistas realizam a compra no e-commerce utilizando o cartão e endereço de faturamento dele, porém interceptam o produto antes que ele chegue ao seu destino final, muita das vezes ligando para a transportadora para solicitar a mudança do endereço de entrega após a confirmação da compra.

  • Fraude da triangulação

Frequente em marketplaces, essa fraude no e-commerce ocorre da seguinte forma: uma loja online é criada pelo golpista, que anuncia produtos com bastante demanda a preços competitivos. Porém, esses produtos não existem e quando algum cliente realiza uma compra, o golpista utiliza os dados dele para comprar em lojas legítimas e enviar o produto para ele.

Se você estiver se perguntando: ah, onde está a fraude já que o cliente recebe o produto no final? Bom, não é nada seguro ter seus dados nas mãos de golpistas, não é mesmo? 

E como o cliente desconhece a fraude, seu e-commerce pode ser responsabilizado pelo vazamento dos dados dele, até que se prove o contrário.

  • Invasão de cadastro

Outro tipo de fraude virtual bastante comum no e-commerce é a invasão de cadastro. Nela os golpistas utilizam o login de um cliente real e todos os seus dados de pagamento para realizar compras e receber os produtos em um endereço sugerido por eles.

E, ao descobrir essa fraude em seu cadastro, o cliente pode solicitar por direito um chargeback e mais uma vez, o responsável pelo pagamento da fraude é o e-commerce que vendeu o produto.

  • Testador de cartões

Tão clássica como os filmes de James Bond, a fraude do testador de cartões se baseia em tentativa e erro, nela os golpistas ao ter acesso aos dados de cartões de créditos de outras pessoas, tentam realizar compras com eles em lojas virtuais e e-commerce.

O modus operandi dos fraudadores envolve uma série de transações de menor valor antes da realização da transação principal de maior valor, o que faz com que essa fraude muitas vezes passe despercebida tanto pelo lojista quanto pelo titular do cartão.

Além do mais, quando os criminosos percebem a existência de uma vulnerabilidade que permite a validação de dados de cartões por meio de transações de menor valor, eles passam a explorar essa fragilidade de forma sistemática, testando muitos cartões nessa loja virtual.

E, a cada sucesso obtido ao longo dos vários testes realizados pelos fraudadores, os danos financeiros para o e-commerce vão aumentando. 

Como se proteger de fraudes no e-commerce

Lembre-se: os exemplos de fraudes no e-commerce que trouxemos neste artigo são os mais comuns e à medida que a tecnologia avança, as fraudes virtuais aumentam causando cada vez mais prejuízos aos lojistas.

Se você possui um e-commerce existem inúmeras medidas preventivas para lidar com essas fraudes, como colocar o nome da loja na fatura do cartão, utilizar o protocolo know your customer e principalmente investir em um bom antifraude para garantir a sua segurança e a de seus clientes.

Conheça agora a revolução no antifraude que une tecnologia e inteligência artificial, para proteger seu negócio e seus clientes contra as fraudes no e-commerce conte com a Konduto!.

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário