Blog da KondutoDestaquesDicas de e-commerceFeaturedProteja sua lojaVeja também

Documentoscopia: conceito e a importância para prevenir fraudes

Por 23 de janeiro de 2023 janeiro 26th, 2023 Nenhum comentário
documentoscopia

A documentoscopia é um método para validação de identidade e autenticidade criado pelo campo das ciências forense. Atualmente, tornou-se um procedimento essencial para instituições em diversos setores que lidam cotidianamente com a afronta de golpes e fraudes. 

Diante da crescente ocorrência de ataques por cibercriminosos, a documentoscopia é hoje muito utilizada por bancos. Mas seu uso  vem se popularizando também entre instituições que realizam transações financeiras e serviços de alta complexidade de maneira geral. 

Sendo o roubo de identidade um dos golpes mais recorrentes no meio digital, mecanismos como a biometria e a própria documentoscopia são altamente eficientes em prevenir a ação de fraudadores. 

Nós, que somos especialistas no combate à fraude, não poderíamos ficar de fora desse papo. Quer conhecer melhor este método de prevenção à fraude? Neste artigo, contamos tudo o que você precisa saber sobre a documentoscopia. Confira a seguir! 

 

Veja o que você irá saber com este conteúdo: 

  • O que é documentoscopia? 
  • Para que serve a documentoscopia 
  • Perito em documentoscopia: saiba como atua esse profissional 
  • Quais benefícios a documentoscopia pode oferecer? 

 

O que é documentoscopia? 

A documentoscopia é um conjunto de técnicas avançadas elaboradas pela ciência forense que se dedica à análise de documentos, sejam eles físicos ou digitais, com o objetivo de validar sua autenticidade. 

Esse método de verificação exige o conhecimento de técnicas e equipamentos específicos para realizar diferentes tipos de verificação. Os processos abrangem aspectos como: 

  • análise de papel-moeda e moedas metálicas; 
  • grafoscopia, análise da manuscritos; 
  • exame de tintas, em documentos manuscritos e de escrita mecânica. 

 Com os avanços tecnológicos, praticamente toda a “papelada” pôde ser digitalizada, reduzindo diversos custos e contribuindo para a maior sustentabilidade dos processos. No entanto, novos métodos de autenticação precisaram ser desenvolvidos. Assim, documentos digitais, como arquivos e mídias, também passam pela verificação. 

O método de documentoscopia aplicado aos arquivos digitais demanda o uso de tecnologias avançadas para análise, como a computação forense e a inteligência artificial. Neste caso, são observados aspectos como: 

  • exame de veracidade de selos; 
  • análise de padrão de documento (formatação, alinhamento, fontes, imagens, entre outros); 
  • verificação da integridade e alerta a respeito de informações conflitantes; 
  • processamento de informações de maneira padronizada; 
  • organização de documentos de acordo com critérios. 

 

Para que serve a documentoscopia 

Este tipo de análise antifraude pode ser útil para qualquer tipo de empresa. Principalmente no contexto atual, em que a utilização de documentos digitais se tornou uma constante e às fraudes cada vez mais frequentes. 

Um bom exemplo para utilização da documentoscopia são os serviços oferecidos pelos bancos digitais, através dos quais é possível abrir contas, solicitar empréstimos entre outras possibilidades. Para isso, basta apenas que o cliente envie o seu documento pelo aplicativo do banco ou instituição financeira. 

Nesse caso, a documentoscopia se torna uma ferramenta essencial para assegurar a idoneidade das informações transmitidas, evitando que um fraudador envie um documento criado em um software de imagem. 

Quais benefícios a documentoscopia pode oferecer? 

Não é preciso ser uma grande corporação ou instituição financeira para obter benefícios com o uso da documentoscopia.  

Qualquer empresa pode utilizar esse método de verificação para a análise de documentos de clientes, fornecedores e parceiros, seja para realizar movimentações financeiras ou para a abertura de cadastros. Assim, é possível assegurar maior confiança e evitar prejuízos. Confira outras facilidades e benefícios proporcionados pela documentoscopia. 

 

  • Agilizar processos 

Além de evitar problemas com fraudes, esse método de autenticação também pode agilizar muitos processos, pois não é preciso se preocupar em fazer uma revisão manual desses documentos, já que é possível automatizar parte dessa análise. 

  • Proteger transações 

Praticamente qualquer processo que envolva terceiros pode ser beneficiado pela documentoscopia. Isso porque, ao lidar com outros indivíduos ou empresas, pode ser difícil identificar a real intenção de quem está do outro lado. No entanto, quando contamos com um método de autenticação seguro, fica mais fácil identificar possíveis fraudes. 

  • Reduzir despesas 

Como resultado invariável dos ítens anteriores, a redução de despesas é certa. Ao automatizar os processos de análise de documentos com a documentoscopia é possível reduzir o tempo gasto nessa operação para se dedicar a outras tarefas e otimizar a utilização dos recursos humanos. Além de evitar prejuízos financeiros com golpes, como o estelionato. 

 

Perito em documentoscopia: saiba como atua este profissional 

O perito em documentoscopia é geralmente um profissional especializado em investigação e perícia ou ciência forense. Ele é um expert na análise de elementos e características do documento, realizando comparações e avaliando a autenticidade do que se apresenta. 

Assim, ele não é um mero comparador, pois o perito deve ser capaz de decifrar o documento. Saber identificar sua origem, quem o produziu e como, é essencial para uma análise consistente. 

A documentoscopia é uma área da perícia forense que abrange diversos conhecimentos científicos, como Química, História, Gramática, Informática, Direito e outros. Nesse sentido, o profissional perito em documentoscopia deve buscar uma formação multidisciplinar. Todo esse conhecimento pericial são instrumentos fundamentais para evitar e identificar possíveis fraudes e falsificações. 

 

Segurança online em primeiro lugar 

Você viu que na “era digital” cada vez mais as ferramentas de verificação e autenticação se tornam essenciais para trazer mais segurança a tudo que fazemos. A documentoscopia é mais um dos métodos utilizados para nos resguardar de prejuízos. Assim como o antifraude da Konduto, também é um altamente eficiente na prevenção de fraudes. 

Se você procura por alternativas para proteger as transações do seu negócio online, fale com nossos especialistas para conhecer as melhores soluções para se prevenir contra a ação dos fraudadores. 

Se quiser aprender mais sobre o mundo do antifraude, confira os artigos que separamos para você: 

 

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário