Blog da KondutoDicas de e-commerceFeaturedProteja sua lojaVeja também

O que é biometria: conheça os 6 tipos mais usados

Por 18 de janeiro de 2023 janeiro 26th, 2023 Nenhum comentário
biometria

A biometria é um método de autenticação para identificar pessoas e proteger dados. Encontrada em caixas eletrônicos, aeroportos, carros e até nos celulares, a tecnologia já está mais presente em nossas vidas do que você pode imaginar. 

O mecanismo oferece muitas vantagens e é considerado altamente seguro, já que depende de uma pessoa específica para autorizar o acesso. Ou seja, diferentemente de uma senha alfanumérica, por exemplo, a biometria não pode ser invadida ou clonada. 

E se está imaginando que esse método tem relação apenas com a leitura da impressão digital, saiba que o conceito vai bem além disso. Para você entender melhor, hoje vamos desmistificar essa ideia e trazer alguns exemplos para entender o que é biometria, como ela funciona e quais tipos existem.  

 Quer saber de tudo isso? Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber: 

  • O que é biometria? 
  • Para que serve a biometria? 
  • Quais são os tipos de biometria?  

 

O que é biometria? 

Para entendermos realmente o que é biometria e como ela funciona, precisamos considerar que se trata de um método baseado na análise de características físicas e biológicas dos indivíduos, observando aspectos únicos de cada pessoa. 

Um dos tipos mais comuns de identificação biométrica é a leitura de impressão digital, já que as linhas presentes nas pontas dos nossos dedos formam sempre desenhos distintos, mesmo em pessoas com irmãos gêmeos, por exemplo. 

Mas a impressão digital não é a única característica passível de ser observada na biometria, entre outras características que podem ser “lidas” por este método estão o reconhecimento de voz, de retina e da íris. Iremos falar melhor sobre isso e trazer outros exemplos mais adiante. 

 

Para que serve a biometria? 

Como já dissemos, a biometria é um sistema bastante utilizado para identificar pessoas e assegurar sua idoneidade. Assim, ela é uma ferramenta poderosa para trazer mais segurança a diversos aspectos das nossas vidas, como nas transações financeiras, por exemplo. 

Atualmente, o método de leitura biométrica é amplamente utilizado pelo sistema bancário e financeiro para identificar as pessoas, algo que deve se intensificar com a chegada da tecnologia 5G. Um exemplo já bastante comum são os caixas eletrônicos, nos quais frequentemente encontramos um leitor de impressão digital. 

Antes da difusão dessa tecnologia, era necessário apenas uma combinação de letras e números que poderia ser facilmente reproduzida por qualquer pessoa que tivesse acesso a senha. Hoje, o uso da biometria está se expandindo e se tornou uma tendência tecnológica.  

Desde 2022 os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dummond, no Rio de Janeiro, utilizam o método de reconhecimento facial para voos domésticos. Dessa forma, não é mais necessária a apresentação de qualquer documento de identificação ou cartão de embarque, basta o passageiro realizar o cadastro previamente no site da companhia aérea. 

Para entender melhor todo o potencial deste de autenticação, veja a seguir as diversas características físicas e biológicas que podem ser analisadas pela biometria. 

 

Quais são os tipos de biometria? 

Apesar de serem as mais comuns, a leitura da impressão digital e o reconhecimento facial não são as únicas formas de análise biométrica, existem ainda outras características que podem ser observadas para realizar a conferência. 

Conheça os meios utilizados para leitura da biometria: 

 

  1. Leitura da impressão digital: se baseia nas linhas únicas presentes nas postas dos nossos dedos; 
  2. Autenticação por voz: alia a análise de características físicas, como as cordas vocais, e comportamentais, como sotaque. 
  3. Análise de assinatura: observa padrões na reprodução da rubrica; 
  4. Reconhecimento de retina: considera a formação inconfundível dos vasos sanguíneos nos nossos olhos; 
  5. Identificação da íris: muito parecida com a biometria da retina, aqui é observado o padrão e cores da íris, característica que não muda com o passar dos anos; 
  6. Biometria comportamental: pode avaliar aspectos gerais do comportamento, no entanto, a mais comum é o reconhecimento pela digitação, observando o ritmo e cadência do usuário. 

 

Os principais benefícios da biometria 

Não é atoa que este método de reconhecimento vem se popularizando. Na “Era Digital”, em que fazemos quase tudo à distância, é fundamental encontrar maneiras de verificar se uma pessoa é realmente quem diz ser.  

Por isso, conheça agora os principais benefícios da biometria e saiba por que ela irá se tornar essencial nas nossas vidas. 

 

Maior segurança para as transações financeiras 

O sistema financeiro está se digitalizando e a segurança é uma preocupação primordial. A leitura da impressão digital já é amplamente utilizada nos caixas eletrônicos, mas agora também pode ser utilizada através de smartphones que possuam o leitor. 

Assim, é possível acessar sua conta bancária pelo celular e realizar pagamentos e transferências com muita segurança.   

 

Sem problemas com falsidade ideológica 

A biometria é altamente efetiva na análise de idoneidade. Ou seja, esse método possui mecanismos avançados para se certificar de que a pessoa em questão é quem ela diz ser. Assim, não é possível que outra pessoa possa tomar o seu lugar ou se passar por um terceiro.  

Um bom exemplo é o ponto eletrônico, que pode utilizar tanto a leitura da impressão digital quanto o reconhecimento facial. Dessa forma, não é possível que outra pessoa registre o ponto em seu lugar. 

 

Dispensa a necessidade de senhas 

Com frequência as senhas acabam sendo um problema, já que não podem se repetir, precisam cumprir os requisitos de caracteres, não devem ser divulgadas ou guardadas em lugares de fácil acesso. Assim, elas acabam sendo facilmente esquecidas ou, em um cenário um pouco pior, desvendada por alguém.  

Com a biometria esse problema não acontece. Pois a chave para o acesso não pode ser perdida, esquecida ou roubada. 

 

Não é magia, é tecnologia! 

Como você viu, a leitura de biometria é uma tecnologia que veio para facilitar as nossas vidas e trazer mais segurança para transações, acessos, viagens e muitas outras coisas. Com ela, o risco de fraudes é bem menor. 

O antifraude da Konduto também é uma tecnologia pensada para oferecer praticidade e segurança no ambiente virtual, afinal, nos dias de hoje, é lá onde tudo acontece. 

Quer conhecer outras tecnologias que vieram para transformar o nosso dia a dia, confira os conteúdos do Blog Konduto que selecionamos para você: 

 

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário