Blog da KondutoDestaquesFeaturedVeja também

Qual o custo do chargeback para um e-commerce?

Por 26 de fevereiro de 2024 março 14th, 2024 Nenhum comentário
Pessoa buscando quanto o chargeback está custando

Chargeback: uma palavra que nenhum dono de e-commerce gosta de ouvir. Se você chegou até aqui, é provável que esteja lidando com essa situação indesejada neste exato momento.

Convenhamos, não é segredo nenhum que o chargeback pode causar muita dor de cabeça e prejuízos para qualquer e-commerce. A quantidade de conteúdos que temos aqui no blog sobre esse tema é uma prova disso.

Mas você já parou para pensar realmente qual é o custo de um chargeback para o seu negócio? E ainda, quem paga por tudo isso? Temos as respostas que você procura, continua a leitura que a gente te conta!

Quem paga pelo chargeback?

Antes de abordarmos os principais custos, vamos à hora da verdade: quem paga pelo chargeback? A resposta não é tão animadora assim, afinal quem arca com os custos diretos e indiretos do chargeback é você, dono de e-commerce.

Isso acontece porque, ao decidir receber pagamentos online, o e-commerce também acaba se comprometendo em garantir a segurança das transações realizadas nele, sendo assim, independentemente se o chargeback for verdadeiro ou proveniente de fraudes da internet, o valor sairá do bolso do lojista.

Quais são os principais custos com o chargeback?

Se você já sabe o que é um chargeback e quais são seus principais riscos para o seu e-commerce e quem paga pelo chargeback, é hora de descobrir quais são os custos associados a ele. Aqui vai o spoiler: os custos de um chargeback vão além do valor da transação contestada.

Pois é, um chargeback pode custar caro. E não estamos falando apenas do valor do produto ou serviço que foi vendido, existem outros custos indiretos que muitas vezes passam despercebidos, mas que podem pesar bastaaaante no bolso. Confere aí:

Taxa de processamento do cartão

Quem trabalha com vendas sabe que a cada transação realizada as operadoras de cartão cobram uma taxa de processamento que varia de 2% a 5% de seu valor total, isso é algo habitual e já faz parte dos custos operacionais de um e-commerce. Até aí tudo bem.

Mas, em caso de chargeback, essa taxa não é devolvida e passa a representar – mais – um custo direto para o e-commerce.

Encargos da instituição bancária

Muitas vezes, as instituições bancárias também aplicam taxas adicionais quando ocorre um chargeback, esses encargos servem para cobrir os custos administrativos relacionados ao processo de disputa do chargeback e podem variar de acordo com a instituição.

Penalidades das bandeiras de cartão contra chargebacks

Além das taxas das instituições bancárias, as principais bandeiras de cartão estabelecem um limite de chargebacks a serem tolerados e, quando esse limite é ultrapassado, o e-commerce pode enfrentar penalidades severas como multas, aumento nas taxas de processamento e até mesmo a possibilidade de descredenciamento.

Despesas operacionais

Lidar com um chargeback pode ser um processo demorado e trabalhoso que envolve inúmeras etapas, principalmente em caso de análise manual

Entre despesas operacionais podemos contabilizar o tempo gasto para investigar a disputa, coletar evidências e responder à solicitação de chargeback, que pode desviar a atenção da equipe de outras tarefas importantes.

Como bem sabemos, tempo é dinheiro. Portanto, cada minuto gasto lidando com chargebacks representa um custo operacional adicional para o seu e-commerce.

Investimento em sistemas de proteção e reembolso

Ainda que este seja um investimento necessário para proteger a empresa, minimizando a ocorrência de chargebacks e oferecendo soluções de reembolso, ele também entra no cálculo do custo total de um chargeback.

Despesas de marketing

Um custo indireto, mas que pode pesar no bolso a longo prazo são as despesas de marketing. Pensa com a gente: você investiu naquela campanha dos sonhos para alavancar as vendas do seu e-commerce e atrair o público consumidor ideal.

Mas, de repente, o que era um sonho se torna um pesadelo: o cliente solicita um chargeback e todo o investimento usado para a atração e conversão do cliente acaba sendo em vão. Ou seja, além do valor da venda perdida e dos custos citados anteriormente, você também perde o dinheiro que foi direcionado para trazer esse cliente até a sua loja virtual. 

Ufa, é muita coisa, não é mesmo?  E é justamente por isso que é tão importante tomar medidas preventivas para minimizar o risco de chargebacks no e-commerce, vem com a gente!

 Como reduzir o risco de chargeback 

Parece complicado mas não é, existem soluções super eficazes que podem ajudar seu e-commerce a reduzir a ocorrência de um chargeback, como um sistema antifraude.

Existem inúmeras opções no mercado, mas somente uma delas combina inteligência artificial e machine learning para oferecer uma proteção eficaz contra chargeback e fraudes: a Konduto, sem dúvidas.

Nossa solução de gestão completa da análise de risco conta com tecnologia de ponta para analisar milhares de variáveis em tempo real e identificar comportamentos suspeitos que possam indicar uma tentativa de fraude, ajudamos o seu e-commerce a prevenir chargebacks antes mesmo que eles ocorram.

Além disso, com o plano Konduto Completo, é possível analisar e reanalisar transações se necessário, reduzindo falsos positivos e garantindo que vendas legítimas não sejam recusadas. É mais aprovação e menos fraude! Tudo isso para você manter suas vendas seguras e proporcionar uma melhor experiência para seus clientes, sem chargeback e sem prejuízos financeiros para o seu e-commerce.

Quer saber mais sobre como a Konduto pode te ajudar a prevenir chargeback e fraudes? Confira nossos outros artigos aqui no blog ou entre em contato conosco para um orçamento!

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário