Blog da KondutoDestaquesDicas de e-commerceFeaturedProteja sua lojaVeja também

Tipos de Biometria: quais são e os mais seguros

Por 13 de fevereiro de 2023 março 1st, 2023 Nenhum comentário
tipos de biometria

Os métodos de reconhecimento facial e leitura de digital não são mais exclusividade dos filmes futuristas. Você mesmo já deve ter algum tipo de biometria registrada, talvez no título de eleitor ou no próprio celular. 

A biometria é uma realidade cada vez mais presente no nosso dia a dia, seja para fazer uma transação financeira pelo aplicativo do banco ou para acessar a portaria do prédio sem precisar de chaves. 

É fato que agora essas tecnologias são amplamente utilizadas, pois são capazes de proporcionar um alto grau de proteção contra variados tipos de fraudes. Não é à toa que estamos falando novamente sobre ela aqui no Blog Konduto! 

Hoje, vamos aprofundar a discussão e comentar sobre os sistemas biométricos mais seguros. Quer expandir seu conhecimento sobre o tema? Acompanhe o que preparamos a seguir! 

 

Neste artigo, você irá saber: 

  • Como se divide a biometria 
  • Quais são as características da biometria 
  • Qual é a biometria mais segura? 
  • Biometria e segurança 

 

Como se divide a biometria 

A biometria é basicamente um sistema que considera dois tipos de características para validar a identidade de uma pessoa: físicas e comportamentais. Listamos abaixo cada uma delas para você entender melhor. 

 

Características físicas 

  • impressão digital; 
  • face; 
  • retina; 
  • iris. 

 Características comportamentais 

  • forma da escrita; 
  • cadência da digitação. 

 

Há ainda as verificações que combinam características físicas e comportamentais, como o reconhecimento de voz. Esse tipo de biometria observa o timbre produzido pelas cordas vocais associado ao sotaque regional. 

Essas características foram escolhidas justamente por serem únicas, ou seja, nenhuma pessoa no mundo deve ter igual. Além disso, são características que raramente se alteram com o passar do tempo. 

Para entender a fundo o conceito de biometria e conhecer suas vantagens e facilidades, veja: O que é biometria: conheça os 6 tipos mais usados. 

 

Quais são os tipos de biometria 

Agora que você já sabe que a análise biométrica é dividida entre características físicas e comportamentais, vamos aprofundar a discussão sobre os tipos de biometria que citamos acima. 

 

  • Impressão digital 

Esse método é caracterizado pela análise das linhas únicas que existem nas falanges dos dedos da mão. A coleta da impressão é feita através de uma tecnologia de sensor óptico, ultra som ou medição de calor. 

A leitura da digital é, talvez, um dos sistemas biométricos mais antigos que existem. Os primeiros registros dessa técnica datam de 800 d.C., quando a dinastia Tang, da China, começou a utilizar tábuas de barro para coletar as impressões digitais. Já naquela época, esse sistema era utilizado para cadastrar compradores. Interessante, não é? 

Hoje, a impressão digital é amplamente utilizada, um exemplo disso é a nossa carteira de identidade. Esse sistema é muito popular pois sua coleta é relativamente simples e oferece um alto grau de segurança, já que nossas digitais são únicas. 

 

  • Biometria facial 

A autenticação biométrica através da leitura da face é um pouco mais recente, mas já aparece entre os sistemas biométricos mais utilizados. Muitos dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores já utilizam o recurso para oferecer mais segurança aos seus usuários. 

Para a verificação, o sistema observa uma série de características, como o formato da cabeça, distância entre os olhos e outras, considerando os pontos de medida da face ao realizar uma ligação algorítmica de dimensões e de traços. 

Há ainda métodos aprimorados, capazes de detectar expressões faciais específicas, como um piscar de olhos ou um sorriso. São micro expressões utilizadas para enriquecer a análise, esse sistema é chamado de liveness. 

 

  • Scanner de retina 

A biometria de retina é considerada um dos sistemas mais seguros, mas ainda pouco difundido. Ela é feita com a ajuda de um scanner que mapeia os vasos sanguíneos presentes na parte branca do globo ocular. 

Apesar de ser muito seguro, passar pelo scanner pode ser um pouco complicado, é preciso que o olho permaneça estático durante a coleta. E, obviamente, não pode ser feita com óculos. 

  

  • Reconhecimento da Íris 

A leitura da biometria da íris é semelhante a da análise da retina, pois também utiliza um scanner para fazer a coleta de dados. A diferença é que esse sistema biométrico capta as informações da íris, aquela parte colorida do olho. 

Assim, o scanner se baseia nos anéis coloridos ao redor da pupila para fazer a validação da identidade. Esse tipo de biometria pode ser tão seguro quanto leitura da retina e, diferentemente da biometria facial, a íris não se altera ao longo da vida, dispensando a necessidade de atualização do registro. 

 

  • Análise de assinatura 

Nenhuma novidade por aqui, você provavelmente já assinou algum documento ou recibo. Junto com a biometria digital, a coleta da assinatura é amplamente utilizada para diversas finalidades. 

Esse tipo de biometria observa os padrões de reprodução da assinatura. Mais do que verificar se uma assinatura é exatamente igual a outra, ela consegue analisar alguns traços específicos que permitem identificar um padrão de assinatura. 

 

  • Biometria comportamental 

Esse sistema de validação biométrica avalia aspectos gerais do comportamento, o mais comum é o reconhecimento pela digitação, observando o ritmo e cadência do usuário. Mas também podem ser analisados o dispositivo de acesso, horário do login, entre outros dados. 

A biometria comportamental pode ser capaz de detectar inclusive a altura que você costuma utilizar o celular em relação ao rosto. Alguns sistemas financeiros já utilizam esse tipo de validação em aplicativos, por exemplo. 

 

  • Reconhecimento de voz 

O som da nossa voz é resultado de um conjunto único composto por cordas vocais, laringe, nariz, língua, boca, etc., somasse a isso ainda a personalidade, sotaque regional e outras características comportamentais.  

Portanto, cada voz é diferente. Você mesmo deve conhecer a voz da sua mãe de longe, não é mesmo? Então, é sobre isso! 

É bem simples e barato ter um sistema de reconhecimento de voz, mas esse pode não ser o método mais seguro ou eficiente. Ele pode sofrer interferências sonoras com ruídos e outros sons externos ou a própria voz se comprometer com o tempo. 

 

Qual é a biometria mais segura? 

Bom, essa resposta não é tão simples e objetiva quanto parece. Alguns sistemas são realmente mais propensos a apresentar falhas do que outros, no entanto, podem ser de difícil implementação. Dessa forma, se trata muito mais de uma questão de custo-benefício. 

Como você viu, o sistema de escaneamento de retina pode ser altamente eficiente. Até hoje não houve nenhum registro de fraude com o uso desse método, já que é impossível clonar ou reproduzir um olho humano capaz de enganar o scanner. Por outro lado, é uma tecnologia difícil de ser implementada, pode apresentar falsos negativos e ser um tanto demorada.  

Nessas circunstâncias, é preciso avaliar a real necessidade e o contexto da aplicação. Muitas vezes a melhor saída pode ser uma combinação com diferentes tipos de biometria, juntando reconhecimento de assinatura e biometria facial, por exemplo, é possível ter um sistema de alta segurança. 

 

Biometria e segurança 

Chaves de acesso e senhas estão ficando no passado. Com baixo custo de implementação e poucos riscos de falhas, a biometria está se popularizando e promete oferecer mais segurança antifraude e proteção aos nossos dados.  

O antifraude da Konduto também foi pensado em cada detalhe para oferecer a máxima proteção e segurança durante toda a jornada de compra do seu cliente. Assim como alguns dos métodos de análise biométrica mais eficientes, nossa tecnologia também trabalha com Inteligência Artificial para entregar a melhor performance contra as fraudes. 

Quer conhecer outras recursos que vieram para transformar o nosso dia a dia, confira os conteúdos do Blog Konduto que selecionamos para você: 

 

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário