Blog da KondutoDestaquesProteja sua lojaVeja também

Gestão e disputa de chargeback: o que é?

Por 9 de novembro de 2023 março 4th, 2024 Nenhum comentário
Disputa de chargeback

Para muitas empresas a palavra chargeback é a causa de muitos pesadelos, e, sem dúvidas, entender como esse procedimento funciona para lidar com ele da melhor maneira possível é essencial para evitar que a credibilidade de seu e-commerce seja afetada. Sendo assim, te convidamos a prosseguir com a leitura deste artigo para saber mais sobre como realizar a gestão e disputa de chargeback caso ele ocorra em sua loja virtual para evitar maiores prejuízos.

O que é chargeback e por que você deve se preocupar com ele?

Se você quer saber o que é chargeback, saiba que na prática ele é a devolução integral dos valores de uma transação realizada com o cartão de crédito em seu e-commerce ou site e o responsável pelo prejuízo gerado é você lojista!

Diferença entre estorno e chargeback

Tanto o estorno quanto o chargeback tem a ver com devolução de dinheiro, mas as semelhanças entre esses dois processos param por aí.

Até porque o estorno é um procedimento do qual o lojista tem controle, já que acontece quando a própria loja realiza a devolução do dinheiro ao cliente.

Já o chargeback… bem, ele ocorre quando o cliente ou banco faz uma contestação para solicitar a devolução de determinado valor, muita das vezes agindo de má fé.

Portanto, é importante saber classificar quais são os tipos de chargebacks existentes e estar pronto para lidar com eles.

Principais tipos de chargeback

Mesmo que a associação mais comum do termo chargeback seja a fraude, ou seja, o uso de cartões clonados para a realização de transações criminosas dentro de um site, existem também outros 3 tipos que já foram comentados aqui no nosso blog: o desacordo comercial, autofraude e fraude amiga.

Vale frisar que todos eles podem causar dor de cabeça ao seu e-commerce, porém identificá-los corretamente é um grande passo para buscar uma solução e reunir provas para realizar uma disputa de chargeback.

Qual o prazo para solicitar chargeback?

Embora existam algumas medidas que podem ser tomadas para evitar chargebacks, em alguns casos elas não são o bastante para evitar que ele ocorra.

A partir daí, é importante que você saiba quanto tempo demora para chegar um chargeback, normalmente o prazo é de até 90 dias após a compra em alguns casos, e, em casos de fraude confirmada até 30 dias.

Isso significa que os produtos podem chegar até as mãos dos criminosos nesse intervalo de tempo, gerando prejuízo duplo para o seu e-commerce, o que reforça a importância de possuir um sistema eficaz para prevenir e/ou gerenciar fraudes do gênero caso aconteçam.

Passos para iniciar uma disputa de chargeback

Ao receber um pedido de chargeback, você pode contestá-lo, mas já te avisamos que é uma tarefa demorada, que requer tempo e muita paciência, pois quando se trata de e-commerce a disputa de chargeback ainda não é tão eficiente.

E tem mais: caso seu e-commerce ultrapasse o limite do índice de fraudes e chargebacks considerados aceitáveis pelas principais bandeiras de cartão, você poderá ser penalizado com multas ou até mesmo impedido de aceitar determinadas bandeiras no seu e-commerce.

Ou seja, além de ter de pagar o chargeback e perder o produto, você ainda pode lidar com muito mais problemas e perder mais dinheiro.

Mas, caso o pior tenha acontecido e você precise iniciar uma disputa de chargeback, saiba que é necessário juntar muitas evidências que comprovem a veracidade da compra.

Algumas das evidências requeridas são: comprovantes de recebimento, endereço de entrega, nome do cliente, prova do vínculo entre o comprador e o cartão, autorização de débito assinado e muito mais. Com tantas exigências parece quase impossível iniciar uma disputa de chargeback não é?

Depois de todo o tempo e energia mental usados para reunir as provas necessárias é a hora da verdade: inicia-se a disputa de chargeback que tem como participantes: você lojista, o titular do cartão, o emissor do cartão, a bandeira dele, os adquirentes e subadquirentes

E não para por aí: o prazo para uma resposta pode variar dependendo da empresa operadora do cartão, podendo ocorrer entre 18 a 60 dias, ou seja, mais burocracia.

Se ocorrer a validação da disputa de chargeback: parabéns! Seu e-commerce está livre desse problema e não vai ter nenhum prejuízo financeiro causado por ele por enquanto, se não, talvez seja a hora de contratar uma solução antifraude eficaz, não é mesmo?

Solução antifraude para prevenir problemas de chargeback

A Konduto é uma empresa especializada em prevenção de fraudes online, que combina tecnologia de ponta com inteligência artificial para identificar possíveis ameaças e garantir a segurança das transações. 

Com a plataforma da Konduto, é possível analisar dados de comportamento do usuário, histórico de compras e informações de geolocalização, por exemplo, para detectar tentativas de fraude antes mesmo que elas aconteçam

Dessa forma, os riscos de seu e-commerce ter de lidar com uma disputa de chargeback são reduzidos significativamente, trazendo mais tranquilidade e segurança para os negócios. 

Se você já nos conhece sabe que inovação, performance e agilidade são características das tecnologias antifraude da Konduto!

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário