Blog da KondutoDestaquesProteja sua lojaVeja também

Prevenção de Fraudes: importância, como fazer e principais ferramentas

Por 21 de fevereiro de 2024 março 4th, 2024 Nenhum comentário
Empresária lendo no telefone as principais ferramentas de prevenção a fraude. Ícones de cadeado sobrepondo a foto

Hoje em dia, vender online se tornou muito mais comum do que nas tradicionais lojas físicas. Esta conveniência é reflexo da comodidade que os clientes têm ao navegar em plataformas de e-commerce, onde tudo está disponível a apenas alguns cliques de distância – inclusive as fraudes.

Mas calma, não precisa entrar em pânico! Estamos aqui para ajudar. Preparamos este conteúdo para você, dono de negócio, entender como prevenir fraudes, sua importância e quais ferramentas podem ser suas aliadas nessa missão. Assim, você evita dores de cabeça e protege seu bolso. 

Então, bora mergulhar nesse universo? Vamos lá!


O que é prevenção à fraude?

Antes de mais nada, precisamos saber o que exatamente é uma fraude. Ela é um ato enganoso e ilegal com o objetivo de obter vantagem indevida sobre uma empresa. Isso pode resultar em perdas financeiras diretas ou até danos à reputação que são difíceis de reverter, e acredite, no mundo digital elas são mais comuns do que gostaríamos.

Depois de compreender isto, fica fácil de entender como as fraudes são prejudiciais e como devem ser temidas, né? É aí que surge a prevenção de fraudes: um conjunto de estratégias e processos que ajudam a identificar, evitar e combater esses riscos.

Estamos falando de medidas e uso de ferramentas para verificar a identidade dos usuários, monitorar comportamentos suspeitos e usar tecnologia avançada para detectar tentativas de fraude. A ideia é criar uma barreira tão forte que impeça as fraudes de acontecerem e evite prejuízos maiores.

 

Quais são os tipos de fraudes mais comuns?

De acordo com o Censo da Fraude de 2023, a Konduto registrou uma média de 4% em tentativas de fraudes durante o primeiro semestre. Este valor representa a taxa de rejeição, isto é, a porcentagem de pedidos negados devido à suspeita de atividade fraudulenta. 

Para você ter uma ideia, este número ainda está dentro do intervalo esperado, visto que o e-commerce brasileiro oscilou entre 2% e 4% de fraudes nos últimos anos.

Contudo, mesmo estando dentro da média, qualquer percentual de tentativas de fraude é motivo de alerta e exige a implementação de medidas de segurança eficazes. Por isso, é essencial conhecer as formas mais comuns de fraude quando se trata de segurança no e-commerce.

 

Chargeback

Embora o chargeback tenha sido criado com o objetivo de garantir maior segurança contra cobranças não autorizadas, garantindo a devolução do valor da compra ao titular do cartão, há quem o use para fins fraudulentos. Parece ironia, não é mesmo? Mas é uma realidade que pode causar prejuízos enormes para o seu negócio. 

Em termos simples, o chargeback é um processo onde o titular do cartão contesta uma compra. Se essa contestação for aprovada, o valor da transação é imediatamente reembolsado. No caso de fraudes, o prejuízo vai além do reembolso da transação, pois se o produto já foi entregue ao cliente, a empresa também perde o valor do item vendido.

 

Autofraude

A autofraude é um verdadeiro pesadelo para qualquer dono de e-commerce. Imagine isso: alguém com má intenção faz uma compra online, usando seu próprio cartão de crédito e dados pessoais. Depois, alega que o produto ou serviço nunca chegou, cancela a transação e pede um reembolso, deixando mais uma vez o prejuízo para você, lojista.

Isso acontece porque o Código de Defesa do Consumidor permite o estorno de compras não reconhecidas ou não entregues dentro de um prazo de até 180 dias, o que faz com que, infelizmente, pessoas aproveitem essa brecha para realizar golpes.

 

Fraude com cartão de crédito

Essa fraude é tão comum que se não aconteceu com você, eu aposto que já deve ter acontecido com alguém que você conhece. Basicamente, é quando alguém usa o cartão de crédito de outra pessoa, sem permissão, para fazer compras ou saques. 

Pode ser roubo do cartão, clonagem, phishing (quando enviam e-mails ou mensagens falsas pedindo suas informações) ou até malware, um software malicioso que rouba dados após ser instalado nos dispositivos dos usuários por meio de e-mails, downloads ou sites infectados.

A vítima geralmente consegue recuperar o dinheiro através do banco, mas se a loja já enviou o produto, é ela que acaba no prejuízo.

 

Fraude cadastral

Essa é outra modalidade de golpe que afeta empresas. Acontece quando alguém cria uma identidade falsa ou usa informações pessoais de outra pessoa para realizar compras no seu e-commerce. 

Soluções que atuam no onboarding são ótimas aliadas nessa batalha, pois analisam evidências e determinam o vínculo entre o CPF do possível titular e os dados do cartão de crédito informado, ajudando a evitar esse tipo de fraude.

O golpe pode ocorrer em qualquer tipo de site que exija registro de informações pessoais e causa prejuízo tanto para o consumidor, que pode ficar com o “nome sujo”, quanto para a empresa, que pode ter que arcar com a fraude realizada a partir de tal cadastro.

 

Por que a Prevenção à Fraude é importante?

Ah, a era digital! Com o boom do comércio online, estamos caminhando para uma realidade cada vez mais conectada onde a possibilidade de atrair públicos maiores e vender cada vez mais aumentam dia após dia. Mas com grandes poderes vêm grandes responsabilidades, e no mundo digital não é diferente.

Por isso, investir em prevenção de fraudes é muito mais do que necessário. Além de evitar prejuízos financeiros e problemas jurídicos, um bom plano de prevenção mantém os golpistas longe e protege a imagem do seu e-commerce. Afinal, ninguém quer ter a reputação manchada por causa de uma fraude, certo?

 

Como proteger o seu e-commerce com o Ciclo de Prevenção a Fraudes

Prevenir fraudes é como cuidar de um jardim. Não basta plantar uma vez e esquecer, é preciso monitorar constantemente para arrancar as ervas daninhas (ou fraudes) que podem surgir quando menos esperamos. E, assim como no jardim, aprender e melhorar constantemente é a chave.

Diferentemente da detecção de fraudes, que entra em ação depois do ataque, a prevenção visa manter seu e-commerce seguro antes mesmo que a invasão aconteça. Para isso, é importante seguir algumas etapas:

 

1- Identificação e coleta de dados: nesta primeira etapa, nos transformamos praticamente em detetives virtuais. O objetivo é reunir e -analisar todos os dados disponíveis gerados através dos diversos canais de atuação da empresa. Estamos falando de registros de acesso, atividades de usuários, padrões de comportamento, e muito mais. 

E o que fazemos com todas essas informações? Bem, nós as analisamos para identificar qualquer risco ou vulnerabilidade que possa ser explorada por pessoas fraudadoras mal-intencionadas. Esses riscos podem ser desde brechas em sistemas de segurança até práticas inadequadas de funcionários.

Entender todo esse cenário é super importante para que possamos criar um plano de ação eficaz. Afinal, não adianta tentar apagar um incêndio sem saber onde ele começou, certo?

 

2- Implementação: depois de identificar os riscos, é hora de colocar as estratégias de prevenção em prática. Vamos corrigir os possíveis falhas de segurança e brechas encontradas na primeira etapa, seja através de auditorias e implementação de tecnologias avançadas de cibersegurança, até no treinamento de funcionários sobre as melhores práticas de segurança e outros procedimentos necessários. 

O objetivo aqui é transformar seu site em uma fortaleza segura, onde os riscos de fraude são minimizados. 

 

3- Monitoramento e análise: com as estratégias de prevenção implementadas, a próxima etapa é como ser um guarda-noturno vigilante. Estamos sempre de olho, monitorando continuamente para garantir que tudo está funcionando como deveria.

Ferramentas especializadas, como a análise automática da Konduto, podem ajudar a  identificar suspeitas de fraudes em tempo real no seu e-commerce. Estas ferramentas usam algoritmos avançados e inteligência artificial para detectar comportamentos estranhos e potencialmente fraudulentos nos pedidos.

E tem mais! Elas também podem fornecer relatórios detalhados sobre as atividades de segurança, permitindo uma resposta rápida e eficiente a qualquer tentativa de fraude. 

 

4- Avaliação e melhoria: depois de toda a ação e vigilância, é hora de fazer uma pausa e avaliar. Como nos saímos? Nossas estratégias de combate à fraude foram eficazes? É como assistir ao replay do jogo para ver onde acertamos e onde erramos.

Esta avaliação deve considerar tanto os sucessos quanto as falhas, porque é aí que estão as oportunidades de aprendizado e melhoria. Se descobrirmos uma nova vulnerabilidade ou percebermos que uma estratégia existente pode ser aprimorada, voltamos à estaca zero. Coletamos os dados relevantes e o ciclo começa novamente. 

Assim, a prevenção à fraude se torna um ciclo de aprendizado e adaptação, sempre pronto para enfrentar novas ameaças e desafios.

Lembre-se, o combate a fraudes é um trabalho contínuo. Mas com as estratégias certas, podemos manter nosso jardim – ops, nosso e-commerce- seguro e florescente!

 

Dicas e ferramentas para prevenir fraudes

Em um mundo digital perfeito, a gente traria uma solução – também perfeita – para acabar com todas as fraudes possíveis e viveríamos felizes para sempre. Mas, na vida real, temos consciência de que é impossível acabar completamente com as fraudes.

Tudo bem, sabemos que não podemos transformar o mundo digital em um universo sem fraudes, mas é nosso dever torná-lo um lugar mais seguro, contando com estratégias de prevenção de fraudes e uma ajudinha da tecnologia com ferramentas para turbinar a segurança do seu site.

A seguir, trouxemos algumas dicas práticas que podem contribuir na proteção do seu e-commerce:

 

Verificação da segurança de sites

Se você tem uma loja online, deve saber que a segurança na internet é crucial. Antes de tudo, é preciso garantir que seus canais de comunicação sejam mais seguros que um cofre de banco, evitando fraudes e garantindo a segurança dos usuários.

É aqui que os selos de segurança entram e se tornam fundamentais nesse processo, pois criptografam as mensagens trocadas entre sua empresa e o cliente, evitando que informações sensíveis caiam em lugares errados.

Para isso, temos os certificados SSL, que adicionam uma camada extra de segurança ao protocolo “HTTPS” na URL do site, codificando as informações para que só possam ser decifradas pelo destinatário pretendido. Se você precisar de uma verificação ainda mais completa, pode contar com os certificados SSL EV, que validam a segurança das informações e os dados do seu e-commerce, incluindo o domínio. A extensão SSL Wild Card ainda cobre todos os subdomínios, eliminando a necessidade de licenças separadas.

As certificações de segurança monitoram o servidor onde o site está hospedado, alertando sobre possíveis vulnerabilidades e mantendo malwares e ladrões de dados à distância. Eles também fornecem selos de segurança que demonstram a segurança do seu domínio e garantem uma experiência de compra segura. O sistema monitora o site 24/7, alertando sempre que detecta algo suspeito que possa abrir a porta para hackers.

 

Validação dos dados cadastrais de quem é cliente

Gerenciar o cadastro de clientes na sua loja não é só uma tarefa importante, é uma verdadeira jogada mestra no combate a fraudes. Manter essas informações em dia não só te ajuda a conhecer melhor quem está comprando seus produtos ou serviços, mas também permite checar se eles são exatamente quem dizem ser.

Aí entram as soluções de onboarding da Konduto, que focam em qualificar dados cadastrais e desmascarar possíveis pessoas fraudadoras já no momento do onboarding, sem criar atritos desnecessários com seus clientes – evitando pedir um monte de dados ou fazer mil confirmações.

E sabe o melhor? Com essa verificação de dados, reduzimos as chances de golpistas se cadastrarem no seu site e pessoas mal-intencionadas usando informações falsificadas.

Isso deixa seu e-commerce mais blindado contra golpes e ainda contribui para uma estratégia de CRM mais eficiente e segura. Demais, né?

 

Investimento em medidas de segurança da informação

Investir em medidas de segurança da informação não é apenas uma necessidade operacional, mas também uma estratégia de negócios inteligente para qualquer empresa. Com o uso de certas ferramentas, elas podem fortalecer suas defesas contra ataques cibernéticos, protegendo assim a confiança de clientes e parceiros. Conheça algumas delas:

  • Firewalls e antivírus: estas são as primeiras linhas de defesa na segurança cibernética. Os firewalls são como porteiros virtuais, sempre monitorando todas as conexões e bloqueando pontos de acesso inseguros. Eles também permitem monitorar a quantidade e origem dos acessos, ajudando na tomada de decisões.

Já os antivírus funcionam como detetives cibernéticos, buscando constantemente por programas maliciosos – conhecidos como malware. Ao detectar atividades suspeitas, entram em ação para proteger a integridade dos sistemas e dados. 

  • Atualizações de software: sabe quando você recebe aquela notificação de atualização de software e ignora porque está muito ocupado? Bem, é hora de mudar esse hábito. Mantê-los atualizados é essencial, pois muitas atualizações vêm com patches de segurança que corrigem vulnerabilidades recém-descobertas que poderiam ser exploradas por hackers.
  • Sistema antifraude: imagine ter um detetive particular, sempre alerta, analisando cada movimento durante uma compra online. Ele verifica a veracidade dos dados inseridos em tempo real, pronto para dizer: “Ei, algo está estranho aqui!” antes mesmo de você perceber.

Apesar de todos os protocolos de segurança, as fraudes continuam sendo uma ameaça persistente – e é para isto que servem os sistemas de antifraude para e-commerce. Eles ajudam a prevenir fraudes realizadas nos pedidos feitos na sua loja virtual. Assim, você pode ficar tranquilo e concentrar suas energias no que realmente importa – fazer seu negócio crescer!

  • Políticas anti-DDoS: imagine ter um filtro que descarta automaticamente qualquer tráfego de origem suspeita. É isso que uma ferramenta Anti-DDoS faz. Ela entra em ação quando detecta tráfego anormal ou alteração nos valores predeterminados, protegendo, assim, dos famosos ataques DDoS. Tais ataques visam tirar o site do ar, tornando-o indisponível. Por isso, vale a atenção e a prevenção!
  • Backup de dados: ter um backup atualizado dos dados é como ter um seguro contra desastres. Você espera nunca precisar usar, mas se acontecer algum imprevisto, você vai ficar aliviado por ter.  Cópias constantes dos dados devem ser feitas para nuvens de armazenamento, mídias externas ou outros locais seguros.

Invista em tecnologias e empresas parceiras de confiança

Escolher serviços de confiança e com boa reputação é como selecionar um bom time para jogar ao seu lado. Ao investir em prevenção de fraudes, você não só protege seus clientes e lucros, mas também se torna referência em segurança cibernética.

Parceiros como a Konduto, que unem inteligência artificial e tecnologias de monitoramento do comportamento de navegação, oferecem ferramentas essenciais para o combate a fraudes, buscando a solução ideal que melhor se adeque ao perfil do seu negócio.

A prevenção de fraudes é uma estratégia proativa indispensável no mundo digital. Com essas dicas e ferramentas, você estará bem equipado para enfrentar os golpes, garantindo um ambiente seguro para seus clientes fazerem negócios.

 

Como a Konduto pode te ajudar na prevenção de fraudes?

A Konduto está empenhada em manter você um passo à frente dos fraudadores em diferentes frentes:

  • Informação: aqui no blog você aprende tuuuudo sobre o mercado de antifraude, inclusive boas táticas – como sinalizamos nesse texto.
  • Estudos: constantemente elaboramos relatórios analisando como está o cenário das tentativas de fraudes no Brasil. Vale conferir os dados mais recentes na aba de Estudos aqui no blog.
  • Soluções de antifraude: carregamos em nosso DNA o pioneirismo no uso de machine learning no combate às fraudes. Isso mostra o quanto sempre estamos à frente junto às melhores estratégias para tornar o seu e-commerce ou marketplace muito mais seguro.

Se quer saber mais sobre as melhores soluções antifraude para o seu e-commerce, entre em contato e fale com um dos nossos especialistas! Está esperando o quê?

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário