Blog da KondutoDestaquesFeaturedVeja também

O que fazer em casos de fraude Pix no e-commerce?

Por 4 de março de 2024 março 14th, 2024 Nenhum comentário
Pessoa fazendo um pix pelo celular

Que o surgimento do Pix foi uma revolução nos métodos de pagamento nos últimos anos, ninguém pode negar. Afinal, além de proporcionar maior agilidade nas transações financeiras, a criação desse sistema de pagamento também impulsionou as vendas no universo do e-commerce.

Foi quase como descobrir um pote de ouro ao final do arco-íris, permitindo que as empresas acelerassem suas operações e oferecessem uma experiência de compra mais fluida para os clientes. Quase. Pois junto com essa inovação da tecnologia, apareceram também novas ameaças, na forma de golpes e fraudes.

Sim, se você é dono de uma loja online, precisa estar ciente: a fraude Pix é uma ameaça real. Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar. Continue a leitura com a gente e descubra o que fazer em casos de fraude Pix, para aproveitar as vantagens do Pix no e-commerce sem preocupações!

4 Principais tipos de fraude Pix no e-commerce 

Antes de abordarmos os principais tipos de fraude Pix no e-commerce, é importante entender que, mesmo que a tecnologia Pix seja nova, as táticas fraudulentas usadas pelos golpistas não são. Eles simplesmente adaptaram estratégias de fraude já existentes para se adequar a este novo método de pagamento, dando a velhas ameaças uma roupagem nova e mais sofisticada. 

Dito isto, aqui estão quatro dos principais tipos de fraude Pix que você deve estar atento em seu e-commerce:

1. Criação de sites falsos 

Ainda que a criação de sites falsos não seja diretamente uma fraude Pix, mas sim um dos tipos de fraudes de engenharia social, ela se tornou uma tática comum usada por pessoas fraudadoras para enganar os usuários do Pix no e-commerce.

Nesse caso, os criminosos criam uma loja virtual que imita nos miiiiiinimos detalhes a sua loja online, imagina só: eles replicam a identidade visual, a URL e todos os outros elementos que fazem o seu site ser único. Além disso, oferecem preços e ofertas irresistíveis com o objetivo de confundir os clientes e induzi-los a realizar pagamentos via Pix para contas controladas por ele

E o prejuízo de tudo isso fica pra quem? Se você está pensando: para o próprio cliente que perde seu dinheiro ao cair no golpe. Você está certo, mas, não para por aí.

Os danos se estendem também ao proprietário da loja legítima, que além de ter que lidar com as reclamações dos clientes enganados, corre o risco de sofrer danos à reputação sem ter feito nada de errado. Baita pepino, né?

2. Atualização de cadastro

Mais um golpe que não era fraude Pix, mas que assim como os Power Rangers na “hora de morfar” passou por uma transformação para se adaptar à nova realidade dos pagamentos via Pix no e-commerce, foi a fraude da atualização de cadastro.

Nesse esquema os criminosos se passam por representantes do e-commerce ou até mesmo do banco do cliente e solicitam que as vítimas “atualizem” suas informações pessoais ou financeiras – incluindo detalhes da conta Pix.

Uma vez que o cliente fornece essas informações, os fraudadores ganham acesso à conta e a partir daí podem realizar transações não autorizadas, comprometendo a segurança financeira do cliente e causando prejuízos para o lojista em caso de contestação de compras.

3. Falso fornecedor 

Outra fraude na lista das adaptações para o Pix no e-commerce é a fraude do falso fornecedor, nesta modalidade, os criminosos se passam por fornecedores legítimos e solicitam pagamentos via Pix para produtos ou serviços – que nunca serão entregues. 

Uma vez que o pagamento é feito, normalmente para contas de laranjas, a pessoa fraudadora desaparece e o proprietário da loja online fica sem os produtos e sem o dinheiro, só contabilizando os prejuízos.

4. Uso de malwares para roubar dados

Os malwares são uma ameaça constante no mundo digital e com o Pix não é exceção. Um exemplo recente é o malware de nome GoPix, que como o próprio nome sugere, foi projetado, quase que sob medida, para atacar dispositivos de usuários desse sistema de pagamentos.

Esse e outros malwares similares são instalados nos dispositivos dos usuários a partir de técnicas enganosas, como e-mails falsos ou sites fraudulentos que induzem os usuários a clicar em links ou baixar arquivos que, na verdade, contêm o malware.

A partir daí, a situação é a seguinte: um cliente compra algo na sua loja, copia o código Pix e cola no app do banco para pagar, mas ao final da operação, surpresa! O dinheiro não cai na conta da sua loja, mas vai direto para a conta de um golpista.

O cliente não percebe isso, afinal, o malware substitui automaticamente o código original pelo código Pix de uma conta controlada pelos criminosos, e, para ele, é como se tivesse feito o pagamento normalmente. O que pode levar a solicitações de devolução Pix e, mais uma vez, trazer prejuízos para o seu e-commerce.

Como detectar uma fraude Pix no e-commerce?

Depois de conhecer as principais modalidades de fraude Pix no e-commerce, detectá-las não é uma tarefa tão complicada assim. Aqui vão algumas dicas de ouro para te ajudar a detectar fraudes relacionadas ao Pix no e-commerce:

  • Monitore suas transações: esteja por dentro de todas as transações que ocorrem em sua loja virtual. Qualquer atividade suspeita, como um aumento repentino nas compras ou padrões de compra incomuns, pode ser um sinal de fraude no Pix e em outros meios de pagamento.
  • Verifique o comportamento do cliente: se você notar que um cliente está fazendo várias compras grandes em um curto período de tempo ou se o endereço de entrega for diferente do usual, fique atento, esse comportamento incomum é, na maioria das vezes, indicativo de fraudes no e-commerce.
  • Use ferramentas de análise de risco: existem diversas ferramentas de análise de risco disponíveis que podem ajudar a identificar fraude no Pix. Elas analisam uma variedade de fatores, como localização do IP, o histórico de transações e a consistência das informações do cliente para determinar o nível de risco de uma transação.

Com tudo isso em mente, você estará mais preparado para gerir casos de fraude Pix no seu negócio, no entanto, saiba que é impossível estar 100% imune a elas.

O que fazer caso for vítima de fraude Pix?

Em caso de fraude Pix, é importante agir rapidamente, pois a velocidade em que os golpistas operam pode dificultar a recuperação dos valores – e credibilidade – perdidos.

O primeiro passo, é informar as autoridades, registrando um Boletim de Ocorrência informando todos os dados, comprovantes e documentos que atestem a ocorrência da fraude Pix no seu e-commerce. Em seguida, contate seu banco ou instituição financeira.

Contatar o banco responsável é essencial para tentar remediar o problema em caso de fraude Pix, pois existem medidas, como o Mecanismo especial de devolução (MED), capazes de interromper a transação, bloqueando o valor transferido por até 72 horas em caso de suspeita de fraude, e ainda, iniciar um processo de recuperação dos fundos. 

No entanto, detectar e notificar uma fraude no Pix é como correr contra o tempo. Não é só o pagamento que é instantâneo com o Pix no e-commerce, as fraudes também são. 

O que faz com que essa medida não seja tão efetiva assim, pois nada impede que o golpista transfira os valores recebidos para contas de terceiros imediatamente, dificultando o bloqueio e a recuperação dos fundos visto que o Mecanismo especial de devolução (MED) não funciona em caso de ‘triangulação dos valores’

Dicas de prevenção contra fraude Pix no e-commerce

Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar e no caso de fraude Pix no e-commerce, isso não poderia ser mais verdadeiro, tentar remediar uma fraude Pix já consolidada pode te custar muuuuito tempo e nem sempre os valores serão recuperados.

Pensando nisso, reunimos duas super dicas de prevenção contra fraude Pix no e-commerce que podem ajudar – e muito – seu négocio virtual:

Faça a implementação de protocolos de segurança robustos

Para maior segurança contra fraude Pix e fraudes em geral, a adoção de alguns protocolos como a autenticação de dois fatores, que adiciona uma camada extra de segurança ao processo de login do usuário, exigindo além das credenciais, outra forma de identificação e o uso de criptografia na proteção de dados sensíveis dos clientes é essencial.

Além disso, ao combinar esses protocolos com sistemas de detecção de intrusões, como firewalls e antivírus e treinamento regular dos funcionários sobre as melhores práticas de cibersegurança, é possível criar uma barreira sólida contra tentativas de fraude.

Conte com um antifraude de alta performance para Pix

A implementação de protocolos é um passo gigantesco para a prevenção de golpes e fraude Pix, mas a boa notícia é que dá pra melhorar com um bom antifraude!

Já imaginou uma solução que trabalha 24/7 para detectar atividades suspeitas, analisando padrões de comportamento dos usuários, identificando tentativas de transações fraudulentas e alertando sobre possíveis ameaças em tempo real? Com ferramentas como o Antifraude Pix da Konduto seu e-commerce terá isso e muito mais!

O antifraude Pix foi projetado para fazer a gestão completa da análise de risco da sua loja, combatendo fraudes em transações Pix e em bancos digitais. Com uma tecnologia capaz de analisar transações em menos de 100 milissegundos, você não precisa contar com o acaso para te proteger caso esteja distraído, mas com a solução antifraude de alta performance da Konduto que te ajuda a acompanhar tudo em tempo real.

Ah, tem mais! O Safe Banking conta com um sistema aberto para a recepção de dados do DICT e SPI, facilitando a conexão com outras ferramentas de monitoramento de identidade, como o Device Fingerprint, proporcionando muito mais segurança para o seu e-commerce de maneira personalizada.

Pois é, o Safe Banking também oferece a possibilidade de personalização de regras de acordo com as necessidades da sua loja virtual, dá pra ajustar tudinho a qualquer momento diretamente no portal da Konduto, sem precisar de intermediários.

Gostou da ideia de estar protegido contra fraude Pix no e-commerce? Entre em contato com a Konduto e solicite já um orçamento e fique ligado no nosso blog para mais dicas de segurança!

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário