Como proteger seu e-commerce na Black Friday
Blog da KondutoDestaquesDicas de e-commerceFeaturedProteja sua lojaVeja também

Black Friday: 5 dicas de como proteger seu ecommerce

Por 14 de novembro de 2022 novembro 18th, 2022 Nenhum comentário
Como proteger seu e-commerce na Black Friday

Faltam poucos dias para a Black Friday! Tão esperada, a data tem batido recordes de venda ano após ano. Assim, lojistas de todo o Brasil se preparam para tirar o melhor proveito e atingir maiores margens de lucro neste 25 de novembro. 

Mas não são apenas os comerciantes e clientes que se beneficiam da data. Infelizmente, a Black Friday também representa uma alta nos golpes contra o comércio eletrônico brasileiro. 

Nesse cenário, o alerta máximo para fraude deve ser ligado. Do contrário, corre-se o risco de ver o rendimento indo pelo ralo.  

Por isso e para ajudar você e o seu negócio, nós, que somos especialistas no combate à fraude, separamos as melhores dicas de como proteger seu e-commerce na Black Friday. Continue a leitura e conheça algumas soluções para evitar perder dinheiro com qualquer fraude que possa ocorrer nessa data. 

 

O que você irá encontrar neste conteúdo: 

  • Porque prevenir a fraude? 
  • 5 dicas para evitar fraudes no e-commerce 
  • Black Friday de sucesso é com Konduto 

É melhor prevenir do que remediar 

Você já deve ter escutado esse que é um dos ditados populares mais conhecidos. A sábia cultura brasileira tem muito a nos ensinar, inclusive sobre como lidar com as fraudes. Afinal, os prejuízos provocados pelos golpes são difíceis de serem revertidos e quase sempre acabam em chargebacks 

 

Fuja dos chargebacks 

Isso acontece porque, quando um fraudador clona um cartão de crédito, por exemplo, e o utiliza em um e-commerce, as chances do titular do cartão pedir a contestação da compra para receber o estorno são muito altas.  

Quando ocorre esse tipo de situação, o lojista precisa pagar a taxa de chargeback para a bandeira do cartão e, no fim das contas, acaba arcando com o prejuízo da fraude. 

Mas o problema pode ser ainda maior. Pois, quando acontecem pedidos recorrentes de chargeback, as bandeiras dos cartões de crédito ligam o alerta e, nesse caso, os prejuízos vão além das perdas financeiras. Já que as bandeiras podem aplicar multas e até sanções, como o descredenciamento. 

Quando chega nesse último estágio, o e-commerce é banido e impedido de realizar transações financeiras através da sua bandeira. Ou seja, tudo o que não pode acontecer durante uma Black Friday. 

Portanto, não espere até as últimas consequências para adotar medidas preventivas para mudar esse cenário. Veja a seguir algumas atitudes que você pode tomar para evitar fraudes e fazer da Black Friday um sucesso para sua empresa. 

 

Como evitar fraudes no E-commerce? 5 dicas para se proteger 

Sabemos que é praticamente impossível chegar em uma taxa zero de chargebacks mantendo a saúde do negócio. No entanto, há formas de evitar muitos tipos de fraudes e reduzir drasticamente os pedidos de estorno. Confira a seguir! 

 

1 – Conheça os seus pontos fortes, mas os fracos também  

Identificar e realizar a gestão das vulnerabilidades técnicas do negócio é essencial em um momento de alta demanda, como é na Black Friday, para as empresas. Assim, é possível corrigir os problemas antes que eles aconteçam. 

Do contrário, quando os fraudadores identificam falhas no sistema do e-commerce, é um prato cheio para ações criminosas como roubo de dados e ciberataques coletivos. O que resulta sempre em grandes estragos, como perdas financeiras e danos à reputação e autoridade da marca. 

Portanto, conte sempre com ferramentas que auxiliem na análise de risco e gestão de vulnerabilidades para tomar sempre as melhores decisões e evitar os golpes e fraudes. 

 

2 – Prepare seu time 

Seja o time de vendas ou o operacional, todos precisam estar cientes sobre os tipos de fraudes e como agir de modo a evitá-las. Assim, eles também devem conhecer o padrão de compra dos bons clientes e ficar atentos para identificar atividades suspeitas. 

Além disso, seus colaboradores devem ser treinados com as melhores práticas, como verificar os produtos enviados ao cliente e, também, o comprovante de entrega assinado. Essas informações são essenciais e podem se tornar provas, caso você precise reverter um chargeback. 

 

3 – Tenha um antifraude para e-commerce 

Conte com uma solução tecnológica para atuar no combate à fraude em seu e-commerce.  

O antifraude é um meio automatizado e muito eficiente para fazer o controle de aprovações de pedidos de forma segura e muito rápida. 

O antifraude da Konduto combina análise de comportamento de navegação e inteligência artificial para identificar pedidos de compra que pareçam fraudulentos. Assim, é possível fazer uma verificação manual, se necessário, e reconhecer uma fraude ou um falso positivo. 

Com um antifraude de alta performance é possível aprovar mais pedidos de bons clientes, reduzir drasticamente a taxa de chargebacks e, assim, aumentar a margem de lucro 

 

4 – Conheça o comportamento do seu consumidor 

O Raio-X da Fraude, levantamento da Konduto sobre as fraudes que ocorreram entre 2021 e 2022, mostrou que o ticket médio de pedidos fraudulentos chega a ser três vezes maior do que em pedidos reais. 

Além disso, o tempo e o modo de navegação para escolher os produtos também são diferentes. Bons clientes costumam pesquisar bastante antes de fechar o carrinho. Enquanto fraudadores são certeiros nos produtos mais lucrativos para revenda. 

Um bom antifraude consegue realizar esse tipo de análise e ainda fornecer históricos para embasar análises futuras. 

 

5 – Escolha um meio de pagamento seguro 

Faça da segurança do seu e-commerce um circuito fechado, com vários pontos de atenção e verificação para todas as compras. Escolha um gateway seguro e eficiente, para barrar tentativas de invasão e roubo de dados dos seus clientes. Golpes como esses estão cada vez mais frequentes em lojas virtuais.  

Portanto, não deixe de proteger o seu negócio e o seu consumidor. Conte com um sistema de segurança robusto e tecnológico. Um bom meio de pagamento fará toda a diferença na hora de lidar com a alta demanda da Black Friday e será ainda mais eficaz se possibilitar a integração com o antifraude. 

 

Black Friday de sucesso é com Konduto 

Para lojas online que querem se preparar para vender muito na Black Friday, o plano Konduto Performance é perfeito para receber o alto volume de transações. Além de garantir muita segurança, realiza a aprovação imediata para oferecer maior agilidade para o seu cliente. 

Já para compras complexas em negócios que não contam com uma equipe de revisão manual, mas querem vender mais sem se preocupar com a fraude, o Konduto Completo é a melhor opção. É a melhor opção para quem está começando a vender pela internet e procura ótimas análises e preço justo. 

Agora que você já sabe como proteger o seu e-commerce na Black Friday. Enquanto seu time se dedica às vendas, nosso antifraude trabalha 24 horas por dia e 7 dias por semana para identificar possíveis fraudes e evitar problemas com chargebacks.  

 

Quer conhecer esse antifraude de perto? Fale com a Konduto hoje mesmo! 

Se preferir, continue sua busca e aprenda mais sobre nossas soluções antifraude, veja esses conteúdos que selecionamos para você: 

 

Konduto

Autor Konduto

O blog da Konduto reúne os melhores conteúdos para quem combate a fraude online. Dicas e artigos sobre a análise de risco para melhorar os resultados do seu negócio.

Mais posts de Konduto

Deixe um comentário